Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. NOTA CELESC – Ocorrência...

NOTA CELESC – Ocorrência na Subestação Trindade

Um  curto circuito na Subestação Trindade, ocorrido às 23h16min desta quinta-feira, 26, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica para 38.937 unidades consumidoras na Ilha de Santa Catarina. Os bairros atingidos foram Itacorubi, Santa Mônica, Trindade, Pantanal, Córrego Grande, Saco dos Limões, Lagoa da Conceição, Costeira e José Mendes.

Imediatamente após o registro da ocorrência, equipes da Celesc se deslocaram para o local para restabelecer o fornecimento. Ao todo, 10 circuitos  alimentadores foram desligados pelo sistema de autoproteção da subestação.

Já a partir da meia noite, a Celesc iniciou as manobras para restabelecimento. Cerca de duas horas após o ocorrido, o atendimento foi normalizado para  aproximadamente 75 % das unidades atingidas (28.000UCs). As manobras de recomposição do sistema continuaram e às 3h5min, todos os clientes atingidos estavam com o serviço normalizado.

(Informações sobre a presença de unidades consumidoras sem luz às 7horas da manhã de hoje em Florianópolis foram consequência de desatualização do sistema “Em tempo real”, corrigidas assim que detectadas).

A pronta resposta das equipes de emergência da Celesc, que mobilizou cerca de 30 profissionais, permitiu a recomposição de todo o sistema no menor tempo possível, sendo que os trabalhos de recuperação e substituição de equipamentos prosseguirão por aproximadamente quatro dias.

Os trabalhos de análise técnica da ocorrência tiveram inicio nas primeiras horas da manhã de hoje, com o levantamento preliminar dos danos e das possíveis causas no local do incidente. Análises mais efetivas serão possíveis a partir da  avaliação dos registros técnicos, obtidos com a leitura das informações do Sistema de Supervisão e Controle, que armazena todas as grandezas elétricas do sistema.

Até o momento, ainda em caráter preliminar, constata-se que a origem do curto circuito pode ter sido causada por um animal (gambá) encontrado morto no local.  Este tipo de ocorrência é pouco frequente em subestações, em virtude das medidas de proteção adotadas, mas a hipótese não pode ser descartada.

Em consequência do curto circuito, foram registrados apenas danos materiais na subestação, não havendo vítimas, nem tampouco explosão de equipamentos. Embora o efeito causado pelo arco elétrico (clarões e intensa luminosidade) possa ter sido percebido à distância, em nenhum momento a segurança da subestação e seu entorno foi colocada em risco.

{article Assinatura geral – Celesc }{text}{/article}