No último encontro do ano, comissão do Projeto Orla discute Plano de Gestão Integrada e atividades para 2019
Foto: Mauren Rigo/SPG
A Comissão Técnica Estadual (CTE) do Projeto Orla realizou a última reunião ordinária do ano na Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), em Florianópolis, nesta terça-feira, 27. Representantes de órgãos estaduais, do Governo Federal e de universidades discutiram a continuidade das atividades do grupo em 2019 e falaram sobre a importância do gerenciamento costeiro e da gestão de praias em Santa Catarina. Dentro da programação do próximo ano está a elaboração do Plano de Ação Estadual do Projeto Orla e um calendário de eventos relativos aos gerenciamento costeiro.
Na ocasião, também foi aprovado o parecer técnico da análise formal do Plano de Gestão Integrada (PGI) de Itajaí. O plano é o principal instrumento de gestão do Projeto Orla, pois traz um diagnóstico da faixa litorânea do município e reúne as medidas necessárias para o uso e ocupação da orla de forma sustentável.
De acordo com a gerente de Apoio à Gestão das Cidades da SPG, Cristina Mara Couldrey, a Prefeitura de Itajaí teve a primeira análise formal do plano rejeitada, mas os coordenadores municipais corrigiram as pendências para uma nova apreciação do grupo de trabalho da Secretaria do Planejamento. A segunda análise formal mostrou que o documento contém os itens, nomenclatura e pré-requisitos em conformidade com os Manuais do Projeto Orla do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
“Com a aprovação da análise formal, o PGI de Itajaí segue para a próxima e última etapa, que é a análise de conteúdo”, explica. A gerente ainda reforça que está sendo elaborada uma Instrução Normativa para ajudar os municípios a tirar dúvidas sobre os PGIs.
>>> Saiba mais sobre o Projeto Orla
Os eventos voltados ao gerenciamento costeiro também foram tema da reunião. A professora Marinez Scherer, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre a realização do 11º Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco), em outubro, na Capital. O evento ocorreu de forma integrada ao 2º Simpósio Brasileiro de Praias Arenosas (SBPA). Segundo ela, ambos foram uma grande oportunidade para debates técnicos e científicos relativos às praias e à gestão costeira.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Iphan, Udesc, UFSC, Unisul, Epagri/Cedap, Univali, Polícia Militar Ambiental, IMA e Cepsul.
Mais informações para a imprensa:
Mauren Rigo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
(48) 3665-3319 / 9-9186-9740
mauren@spg.sc.gov.br