Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. No mês do Agosto...

No mês do Agosto Lilás, instalação em Irineópolis sensibiliza sobre violência doméstica

A praça em frente à igreja matriz de Irineópolis amanheceu diferente esta semana.

Cerca de 200 pares de sapatos vermelhos foram espalhados pelo local, acompanhados por cruzes de madeira e camisetas que trazem frases ditas por agressores durante atos de violência contra as mulheres.

Inspirada na instalação “Zapatos Rojos”, da artista mexicana Elina Chauvet – que passou várias cidades da Europa, além da América Latina, México e Estados Unidos – a ação coordenada pela Secretaria de Assistência Social da cidade busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate à violência doméstica e feminicídio.

A exposição integra a programação do Agosto Lilás, mês de intensificação da campanha contra a violência, que contará ainda com palestras e atividades com objetivo de levar mais orientações sobre legislação e apoio às vítimas.

Neste ano, a campanha traz como tema: “ O mundo que a gente quer não tem violência contra a mulher”. A equipe da Assistência Social contou com o apoio da Secretaria de Urbanismo para a realização da exposição.

Ainda na quinta-feira foi realizada a palestra com a advogada Fernanda Karoline Adami, além de atividades especiais que promovem movimento e reflexão sobre a violência. Na sexta-feira (18) é a vez dos homens que integram os programas e grupos da assistência social participarem de palestras sobre o tema.

Uma dessas iniciativas é o projeto “Dona de mim”, que promove palestras, cursos de qualificação profissional e atividades que contribuem para a emancipação social das mulheres atendidas.

Além de campanhas de conscientização pelo fim da violência, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Irineópolis também realiza um trabalho constante na defesa, proteção e empoderamento das mulheres.

Segundo dados do CRAS da cidade, pelo menos 10 mulheres já procuraram o Centro para denunciar violência sofrida. Além desses, há também um número significativo de pedidos de proteção com confecção de Boletins de Ocorrência, na delegacia da cidade.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) segue com a programação do mês de enfrentamento à violência contra a mulher, o Agosto Lilás, com o intuito de combater a violência doméstica em todas as suas formas, promover a igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support