No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mais de 250 crianças e adolescentes participam do Festival Paralímpico em São José
Pelo segundo ano consecutivo o Ginásio Nadir Morelli, no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em São José, foi palco neste sábado, 21, do Festival Paralímpico, marcando também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Promovido pela FCEE em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, o evento reuniu mais de 250 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, de escolas de Florianópolis, São José e Biguaçu, além de educandos da FCEE e de instituições especializadas em educação especial.
A ação do Comitê Paralímpico Brasileiro foi realizada simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras.
Tendo como objetivo principal oportunizar a vivência de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em esportes paralímpicos.
A cerimônia de abertura reuniu a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, além de representantes de associações e instituições especializadas.
A presidente da FCEE destacou que o festival tem como principal foco divulgar as modalidades paralímpicas:
SONORA
Outras atrações também animaram o evento, como apresentações de dança da Apae de Palhoça e da FCEE, demonstrações de Equoterapia com a Cavalaria da Polícia Militar, vivência em xadrez para deficientes visuais e um jogo de handebol de cadeira de rodas no encerramento.
O diretor da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Marcelo Melo, ressaltou que o festival também pode revelar algum talento do esporte:
SONORA
A Coordenadoria das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) também participaram da organização do evento como parceiras.