Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. No Dia Nacional da...

No Dia Nacional da Educação Ambiental, conheça ações realizadas por Santa Catarina

Foto: Ricardo Trida/SECOM

O Dia Nacional da Educação Ambiental é celebrado nesta segunda-feira, 3, mas as iniciativas voltadas para esta temática ocorrem todos os dias nas escolas estaduais de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Educação orienta as unidades escolares para ações, atividades e projetos de Educação Ambiental (EA) a partir da realidade socioambiental de cada unidade escolar ou comunidade, considerando a diversidade cultural das regiões catarinenses.

O Estado possui uma Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/SC), composta de 28 representantes de entidades governamentais e de organizações da sociedade civil. A CIEA/SC é vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e tem por finalidade identificar, analisar e propor ações e processos participativos na construção e no acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental no estado, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

“Esse dia merece ser comemorado, pois aborda um tema que certamente nos trará muitos benefícios no futuro! A preservação do meio ambiente, que precisamos tanto defender, depende da conscientização ambiental de nossas crianças e jovens”, reforçou o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.

Foto: Ricardo Trida / SECOM

“A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação e deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, formal e não formal. Em Santa Catarina não é diferente. Unindo esforços, em conjunto com outras secretarias de governo, instituições e municípios, estamos buscando promover ações cada vez mais eficazes e que atendam às necessidades específicas de cada região catarinense. É fundamental para a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes trabalhar essas competências, que vão além das salas de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Comunidade e família envolvidas

Na EEB Leopoldo José Guerreiro, em Bombinhas, a comunidade se mobiliza para a preservação do ambiente escolar há quase 10 anos. O Programa Permanente Cuidando e Transformando a Nossa Escola, implementado na unidade, é um projeto de educação ambiental cujos objetivos são incentivar o protagonismo, a responsabilidade e a participação da comunidade escolar, a partir de ações éticas e políticas, como parte do conhecimento geográfico na escola.

A ação envolve o planejamento, manutenção, conservação física e utilização do espaço escolar, que envolve estudantes, professores, funcionários e famílias, como colaboradores e voluntários. Uma aula a campo é ofertada a cada 15 dias, durante a qual realizam o plantio e os tratos de plantas, a pintura de muros, a limpeza do entorno e do espaço interno escolar e outras tarefas propostas, e também estabelecem um processo de educação por meio da observação da paisagem e da interpretação do espaço geográfico.

Primeira escola lixo zero

Foto: Ricardo Trida / SECOM

Santa Catarina também é o estado da primeira escola lixo zero do Brasil. A EEB Aldo Câmara da Silva, em São José, é inspiração para muitas outras. O projeto nasceu em 2019 nas aulas de português e, após um seminário, os alunos se desafiaram a reduzir em pelo menos 90% a produção de lixo. Este ano, no Dia da Família na Escola, a unidade inaugurou o Laboratório Lixo Zero.

Perto do refeitório, há diferentes caixas para que os estudantes possam descartar embalagens, papel usado em sala de aula, entre outros. O lixo orgânico produzido na escola passa por um processo de transformação. Por meio das leiras de compostagem, se transforma em adubo e ajuda a alimentar o ciclo de vida na unidade, retornando para uma horta para virar alface, tomate, abóbora e outros alimentos plantados ali.

Outras ações

Além disso, o Governo de Santa Catarina fomenta a mobilização de ações de conscientização, prevenção, combate e controle do Aedes aegypti, em parceria com a Secretaria da Saúde de Santa Catarina. O material Aedes aegypti: O controle do mosquito é a melhor maneira de evitar Dengue, Zika e Chikungunya, elaborado pela SED, é utilizado como apoio para trabalhos pedagógicos realizados nas escolas, assim como um repositório de materiais disponíveis no site da Secretaria.

A SED também tem parcerias com o Programa Defesa Civil na Escola, que visa promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente a ocorrência de eventos adversos; com o Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde; e com o Programa Protetor Ambiental (PROA), que tem o foco na educação informal de adolescentes com questões relacionadas ao meio ambiente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support