Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. No Dia Mundial do...

No Dia Mundial do Autismo, Estado destaca a importância do reconhecimento e do tratamento

Foto: Marco Favero / SECOM

Valorize as capacidades e respeite os limites! Com esse mote, a campanha deste ano, do Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, busca destacar a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA).

Em Santa Catarina, por meio dos serviços de assistência oferecidos pelo Governo do Estado, formou-se uma rede de atendimento que acolhe o paciente desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até o acompanhamento nos Centros de Reabilitação. Mas a ideia é ampliar ainda mais e criar a Política Catarinense de pessoas com TEA, integrando a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). 

“Nosso foco com a nova Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência, é o diagnóstico precoce, com avaliação centrada na funcionalidade do indivíduo, Avaliação Biopsicossocial da deficiência, e o encaminhamento o mais precoce possível para a reabilitação”, explica a gerente de Habilitações e Redes de Atenção da SES, Jaqueline Reginatto.

No estado, a porta de entrada do usuário nos serviços de saúde é pela Atenção Primária, geralmente a partir do encaminhamento da rede regular de ensino ou dos locais de atendimento da Assistência Social. 

Um dos serviços de acolhimento é o Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), em Florianópolis. Unidade própria da SES, o CCR possui diversos núcleos de atendimento, dentre eles o de Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo. O local oferece uma equipe interprofissional de 16 pessoas formada por médico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e um profissional de Serviço Social.

Um dos pequenos atendidos por lá é o Natan, de 5 anos, filho do vendedor Amauri Guize. Há quase dois meses, os pais foram encaminhados a um posto de saúde ao notarem uma certa dificuldade no desenvolvimento do filho dentro da creche. De lá, seguiram para a unidade especializada em busca de respostas para diversas dúvidas e amparo no momento de incertezas.

“Eu não teria condições de fazer um atendimento desse hoje. Eu nem tenho noção de quanto ficaria uma estrutura dessa aqui para atender o meu filho. E aqui a gente fica feliz porque assim a gente vê que o lugar é preparado para acolher eles. O pessoal entende, eu vejo que eles realmente se preocupam com ele. E isso aí a gente, como pai, é o que a gente espera”, disse Amauri, que também relatou melhora na socialização e desenvolvimento da fala do garoto. Por alto, calcula-se que em uma rede particular toda essa gama de serviços oferecidos às famílias catarinenses custe cerca de R$ 8 mil por mês.

A terapeuta ocupacional do CCR, Camille Macedo Nunes Weiser, e sua equipe se dedicam a desenvolver a parte do processamento sensorial. É por esse caminho que se busca resolver problemas como a seletividade alimentar e a agitação. “A gente trabalha para esclarecer e desenvolver as estratégias para que haja uma modulação, uma regulação dessa criança, para que o cérebro consiga absorver os estímulos, processar e conseguir dar uma resposta adaptativa. Ou seja, a criança regulada ela consegue ter mais abertura para poder experimentar o alimento novo, permitir cortar a unha, ou ter um sono mais regulado”, afirma.

Já a fonoaudióloga Melissa Watzko Eskelsen, coordenadora da Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo, pontua que os ganhos, mesmo no curto prazo, são enormes e que o acompanhamento inclui também os responsáveis pela criança. “Trabalhamos com uma equipe bem completa e observamos hoje que os pacientes têm um desenvolvimento de 30% de ganho real em quatro meses. É uma perspectiva bem grande de mudança de comportamento. Trabalhamos bastante com a família que muitas vezes entra nos atendimentos para receber orientações de como ter o manejo daquele comportamento inadequado”, conclui.

Centro de Reabilitação

Além de Santa Catarina ter atendimentos na modalidade única em 141 serviços contratualizados com gestão municipal, recebendo recursos do Estado e do Governo Federal, o Estado é o que mais tem serviços nesta área. Foram habilitados cinco Centros Especializados em Reabilitação, CER II, que atendem deficiência Física e Intelectual, incluindo transtorno do espectro autista. São eles:

  • Florianópolis
    Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Física e Intelectual: Macrorregião da Grande Florianópolis – Centro Catarinense de Reabilitação (CCR).
  • Criciúma
    Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Física e Intelectual: Regiões de Saúde Carbonífera e Extremo Sul – UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • Itajaí
    Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Física e Intelectual: Macrorregião da Foz do Itajaí– UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí.
  • Lages
    Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Física e Intelectual: Macrorregião da Serra Catarinense– UNIPLAC.
  • Blumenau
    Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Física e Intelectual: Região de Saúde do Médio Vale do Itajaí– FURB.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support