Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. No Dia Mundial da...

No Dia Mundial da Higiene das Mãos, Saúde reforça importância do ato que pode salvar vidas

A higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada no momento oportuno e da maneira correta durante a assistência. As mãos são as maiores responsáveis pela transmissão de microrganismos dentro dos serviços de saúde e estão diretamente ligadas a propagação e manutenção das infecções, muitas das quais são causadas por organismos multirresistentes, que prejudicam pacientes, visitantes e profissionais de saúde e representam um grave problema para os sistemas de saúde.

Este ano, o lema da campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos, neste 5 de maio, é Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize Suas Mãos. No Brasil, a iniciativa é endossada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais e com a constante parceria da Organização Pan-Americana da Saúde.

As unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde de cada instituições, estarão promovendo ações de higiene das mãos durante o mês de maio. O objetivo é reforçar  a técnica correta, o tempo e os momentos certos, ou seja, nos cinco momentos da higiene das mãos da OMS, na certeza de que estarão proporcionando aos pacientes uma assistência de mais qualidade e segurança.

Prevenção de doenças no dia-a-dia

Mas não é só no ambiente hospitalar e em demais unidades de saúde que precisamos prestar atenção à higiene das mãos. “Esse hábito simples e muito importante, deve ser feito sempre de forma correta e nos momentos de risco, pois os vírus e as bactérias estão presentes em toda a parte e podem ser transportados pelas mãos. Ao tocarmos em locais que estejam contaminados e após tocarmos nosso rosto, colocarmos as mãos na boca ou coçarmos o nariz, pode ocorrer a transmissão dos microrganismos causando infecção, como resfriados, conjuntivite, diarreia, entre outras doenças. Por isso é fundamental higienizar as mãos para manter a saúde em dia”, explica a coordenadora Estadual de Monitoramento e Prevenção de Infecção da SES, Simone Suplicy Vieira Fontes.

Veja hábitos importantes para a sua proteção, evitando a transmissão de vírus e bactérias:

– Lave as mãos de forma adequada, com água e sabão, e com frequencia especialmente antes de comer, depois de usar o banheiro, depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;

– Leve sempre com você álcool gel 70%;

– Use álcool gel 70% se as mãos estiverem limpas ou quando não houver água e sabão disponíveis;

– Cuidado com as superfícies. Higienize as mãos após tocar em superfícies compartilhadas, como maçanetas, corrimãos e botões de elevador;

– Ensine as crianças a fazer a higienização das mãos, tornando um hábito regular para elas e incentive o uso do álcool em gel 70% quando estiverem fora de casa.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support