Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Nível do Rio Itajaí-Açu...

Nível do Rio Itajaí-Açu começa a baixar e Defesa Civil volta atenção para a região Norte de SC

Cerca de 22 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Santa Catarina até a manhã desta terça-feira. Destas, 14,3 mil pessoas estão desabrigadas e 3,4 mil desalojadas, conforme informações da Defesa Civil. No Estado, seis mil residências foram atingidas.

O diretor de resposta a desastres naturais da Defesa Civil de SC, Major Aldo Batista Neto, informou que a situação vem melhorando na região do Vale do Itajaí, apesar de o nível do Rio Itajaí-Açu baixar lentamente. Em Rio do Sul, ele está com 9,91m acima do normal (segunda, estava com 10,32m). Em Blumenau, o rio marca 7.63m, e em Taió, 9,71m. “Em algumas cidades, as famílias que moram mais longe do eixo principal dos rios, já estão começando a fazer a limpeza nas casas”, afirmou Neto.

Foto: Blumenau foi uma das cidades prejudicadas pelo aumento do nível do Rio Itajaí-Açu. Foto: James Tavares/Secom

O Major Neto disse que o foco agora é com o Norte do Estado, com as cidades de Mafra, Porto União, Irineópolis e Rio Negro. Esses locais compõe a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu, que teve um aumento no nível das águas. “O Vale do Itajaí está na orientação. Já no Norte, temos que monitorar. Alguns abrigos foram abertos para acolher as pessoas que necessitam”, explicou.

Chuva em excesso

O volume de chuva no final de semana foi superior à média esperada para todo o mês de setembro. As enchentes prejudicaram 72 cidades do Estado. Na tarde desta segunda-feira, 23/09, o governador Raimundo Colombo e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, sobrevoaram as cidades do Vale do Itajaí. No final da tarde, Colombo assinou um decreto de situação de emergência em 50 municípios catarinenses. O decreto 1.753 será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira e ficará em vigor por 180 dias.

O principal objetivo do decreto, de acordo com Colombo, é garantir que os órgãos de Defesa Civil e as prefeituras possam atuar na recuperação dos prejuízos da forma mais ágil possível para o atendimento emergencial às pessoas afetadas pela chuva. “Os órgãos de Defesa Civil e as prefeituras poderão comprar, sem o processo burocrático de concorrência pública, remédios, alimentos, equipamentos e utensílios domésticos e contratar máquinas para tirar bloqueio nas estradas. É um procedimento que agiliza todo o processo de atendimento às pessoas”, explica Colombo.

Aulas canceladas em 10 escolas nesta terça

Na segunda-feira, 52 cidades cancelaram as aulas, devido as fortes chuvas. Nesta terça, 42 já voltaram à normalidade. Conforme informações da Secretaria de Estado da Educação as aulas continuam canceladas nas cidades de: Blumenau, Ilhota, Leoberto Leal, Taió, Presidente Getúlio, Vitor Meirelles, Presidente Nereu, Lontras, Rio do Sul e Rio do Oeste. São 54 escolas e aproximadamente 36,6 mil alunos com aulas suspensas.

A recuperação dos dias perdidos será feita posteriormente de acordo com a realidade local e orientações da Gerência de Educação das Regionais com o objetivo de cumprir os 200 dias letivos e as 800 horas.

O cancelamento das aulas segue a orientação da Secretaria de Estado da Defesa Civil e do Governo do Estado de Santa Catarina: garantir segurança aos alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Previsão do Tempo

O tempo deve continuar instável em Santa Catarina, conforme as informações do setor de metereologia da Epagri/Ciram. Nesta terça-feira, persistem as nuvens em boa parte do dia, com algumas aberturas de sol e chuva isolada.

Na Serra catarinense, há condições de neve, devido a uma massa de ar frio de origem polar, da Argentina, que avança em direção a Santa Catarina. A temperatura mínima desta terça-feira varia entre 0°C e 2°C.

No Litoral, o mar estará muito agitado, com picos de onda de 2,5m a 3m próximo à costa, e 4m a 5m em áreas mais afastadas, com condições de ressaca. A situação é desfavorável para navegação e atividades de pesca. Só na quinta-feira, esta condição deve mudar.

Para a quarta-feira, a previsão é de nevoeiros ao amanhecer e sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. No Litoral Sul, persiste a condição de chuva isolada. Nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, a temperatura vai estar baixa, com geada ao amanhecer, mas durante o dia, temperatura terá uma pequena elevação.

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}