Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Níveis dos rios começam...

Níveis dos rios começam a baixar no Alto Vale do Itajaí

niveis dos rios comecam a baixar no alto vale do itajai 20140630 1186749446

Aos poucos o nível do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, vai baixando. Na medição das 9h, ele era de 8,97 metros de cheia. Desde a última quarta-feira,choveu 153 mmna região e o rio Itajaí-Açu alcançou o pico de 9,42 metros às 10h de domingo. Já o rio Itajaí do Oeste, que alcançou o pico de 9,28 metros, estava em 9,07  metros às 9h desta segunda-feira, 30.

Com 19 bairros atingidos e mais de 500 pessoas desabrigadas, o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, decretou situação de emergência na tarde do último domingo, 29, quando o governador  Raimundo Colombo esteve na cidade, acompanhado do secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli para avaliar os estragos. Durante uma hora, ele conversou com prefeitos e líderes da região. Passaram também por Laurentino e Rio do Oeste. Colombo avaliou a situação.˜Viemos trazer nosso apoio total. Temos uma série de obras importantes contra as cheias, como a sobrelevação das barragens e o radar meteorológico. Mas nesse momento é importante trazer nosso apoio e recursos para proteger aqueles que foram atingidos”, ressaltou o governador.

 As cinco barragens de Ituporanga estão abertas e das sete de Taió, seis estão abertas e uma fechada, por decisão conjunta com a Defesa Civil do Estado, para garantir a vazão e o esvaziamento da barragem Sul, caso a instabilidade volte. A barragem Sul, em Ituporanga, está com 28,59m à montante e 1,50 m à jusante; e a barragem Oeste, em Taió, está com 20,20m à montante e 7,70m à jusante. O secretário regional, Ítalo Goral, orienta para que as pessoas fiquem nos abrigos até que a situação se normalize na região.

Em Rio do Sul, 132 famílias ou 504 pessoas estão em oito abrigos. A Secretaria de Estado de Defesa Civil encaminhou ao município 150 cestas básicas, três mil litros de água potável, 300 colchões, 600 kits de higiene pessoal e 150 kits de limpeza. Doações devem ser encaminhadas à Secretaria Assistência Social, na rua Rocha Pombo, 95, bairro Eugênio Schneider.

Os níveis dos rios tendem a estabilizar nas próximas horas. Em Rio do Oeste a leitura apontou 9,25 m às 11h e 9,03m às 12h. São 36 famílias desabrigadas, somando 118 pessoas em dois abrigos — Gabiroba e Morro da Igreja. Há 403 pessoas desalojadas que estão em casas de parentes, amigos ou vizinhos. O prefeito de Rio do Oeste, Humbertto Pessatti, solicitou a decretação de estado de emergência pela segunda vez em 21 dias.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul}{text}{/article}

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support