Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Na véspera do Dia...

Na véspera do Dia Mundial da Água, Casan explica o funcionamento das estações de tratamento

Com uma média de 20 bilhões de litros de água produzidos por mês, a Casan é responsável pelo abastecimento de 198 municípios catarinenses. Em 2015, 2,75 milhões de pessoas receberam água tratada em suas residências. Para garantir esse serviço, a Companhia capta água em 558 mananciais (199 de superfície e 395 subterrâneos) e opera 295 “usinas de produção de água”.

Quatro unidades, em quatro pontos do Estado, foram abertas na manhã desta segunda-feira, 21, véspera do Dia Mundial da Água, para demonstração dos processos de tratamento e valorização desse recurso natural. Visitas guiadas por profissionais da Companhia foram realizas na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Peri (em Florianópolis), na ETA São Defende (Criciúma), na ETA de Rio do Sul e na ETA de Chapecó.

“Parece simples abrir a torneira e ter a água para nossa higiene e todas as outras atividades que dependem dela. Mas é importante que a população tenha consciência de que até chegar às residências a água passa por um processo complexo, de grande responsabilidade, que a torna adequada para consumo”, explica o engenheiro Sanitarista e Ambiental Bruno Kossatz, que atendeu veículos de comunicação na ETA do Peri, em uma visita guiada que se prolongou por mais duas horas.

Assim como aconteceu nas outras unidades, o engenheiro Sanitarista falou sobre os mananciais que garantem abastecimento às cidades, a captação da água e as etapas de tratamento adotadas para remoção de bactérias, elementos venenosos ou nocivos que podem comprometer a potabilidade da água e a saúde da população.

“Cada manancial nos leva a determinar qual o tratamento adequado. São decisões e processos que dependem de diferentes tecnologias, de profissionais para controlar cada etapa, de produtos químicos e energia elétrica para garantir que tudo ocorra de forma adequada”, explica Bruno, que frisou durante a visita a importância de que a água seja cada vez mais um recurso valorizado. “Precisamos zelar por esse recurso que é finito, torna-se cada vez mais escasso nos centros urbanos e sofre diretamente os reflexos do crescimento desequilibrado”, alertou o engenheiro Sanitarista.

Saiba Mais:

:: Número de municípios atendidos pela CASAN: 198 catarinenses e um paranaense
:: População abastecida em 2015:: 2,75 milhões de pessoas
:: Número de Estações de Tratamento de Água: 295
:: Número Mananciais: 558 (199 de superfície e 395 subterrâneos)
:: Quilômetros de redes de distribuição: 13 mil
:: Média mensal de água produzida em 2015: 20 milhões de metros cúbicos, ou 20 bilhões de litros

Finalidades do Tratamento da água:

:: Higiênica : remoção de bactérias, elementos venenosos ou nocivos, minerais e compostos orgânicos em excesso, protozoários e outros microorgânicos, como fungos e limos.

:: Estética : correção da cor, turbidez, odor, sabor.

:: Econômica : redução da corrosividade, dureza, cor, turbidez, ferro, manganês, odor, sabor, etc.

Etapas dos Processos de Tratamento (são adaptadas ou podem ser suprimidas nas diferentes estações de tratamento, pois são determinadas em função da qualidade da água captada no manancial)

:: Aeração
Processo de tratamento pelo qual a área de contato entre a água e o ar é aumentada, de modo a facilitar o intercâmbio ou troca de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar.

:: Coagulação
A coagulação tem por objetivo transformar as impurezas que se encontram em suspensões finas, em pequenas partículas que possam ser removidas nas etapas seguintes.

:: Floculação
Processo que ocorre logo após ou simultaneamente com a coagulação e cuja característica fundamental é a formação de aglomerados gelatinosos chamados flocos, resultantes da reação entre o produto químico coagulante e as impurezas da água.

:: Decantação ou Flotação
A decantação é o processo pelo qual se verifica a deposição dos flocos pela ação da gravidade. Na flotação, por injeção de ar, os flocos, ao invés de sedimentarem, vão para a superfície onde são recolhidos.

:: Filtração
Consiste em fazer a água passar através de materiais porosos capazes de reter ou remover impurezas. Em geral os constituintes dos filtros são areia ou carvão

:: Correção de Dureza
Neste processo são controlados excessos de sais de cálcio e magnésio presentes na água, que têm características incrustantes e conferem gosto.

:: Correção de pH
Aplicação de produtos químicos visando corrigir acidez ou alcalinidade excessivas da água. Esta providência visa principalmente proteger estruturas de armazenamento e distribuição da água.

:: Desinfecção
Destruição ou inativação de organismos patogênicos, capazes de produzir doenças ou de outros organismos indesejáveis.

:: Fluoretação
Aplicação de compostos químicos contendo flúor em dosagens adequadas visando prevenção da cárie dentária. Esta aplicação reduz em até 60% a incidência de cáries dentárias.

Informaçãoes adicionais para a imprensa:
Gerência de Comunicação Social da CASAN
(48) 3221-5034 | 3221-5035 | 3221-5036
Jornalista Arley Reis | areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes  | santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 | ristefanelli@casan.com.br | (48) 9136-9345