Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Na Serra, governador Colombo...

Na Serra, governador Colombo prestigia lançamento do acervo digital do Jornal Correio Lageano


Foto: James Tavares/Secom

Com 78 anos de história, o jornal Correio Lageano lançou, na tarde desta quinta-feira, 14, a primeira etapa do acervo digitalizado. O evento foi realizado no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages, com a presença do governador Raimundo Colombo e personalidades que foram notícia nas páginas do jornal fazendo parte da história do município, do estado e do país.

“O tempo é implacável, assim como a gente vai envelhecendo, a ação do tempo também vai apagando o papel e não é justo deixar que a história se perca. Nas narrativas do jornal, estão o dia a dia da nossa gente, os valores da convivência, o registro da nossa própria história… Agora com a certeza de que tudo isso estará preservado”, destacou o governador.

>>> Galeria de fotos

A primeira etapa da digitalização reúne 26 anos de história do jornal, 2,2 mil edições – equivalente a mais de 15,8 mil páginas. “É um momento de muita emoção em que entregamos para a nossa comunidade a memória da Serra e de Santa Catarina, durante todos esses anos. Sabemos que um jornal é uma fonte histórica, mas tem também o cotidiano das pessoas e a forma de elas interagirem”, salientou a diretora executiva do Correio Lageano, Isabel Baggio.

O evento reuniu, entre os homenageados, a lageana Conradini Taggsell, primeira mulher catarinense formada em Engenharia no estado, em 1957, e Luiz Gonzaga de Medeiros Ramos, sobrinho neto do lageano Nereu Ramos, que foi presidente da República em 1955.

O material digitalizado pode ser acessado no site da Hemeroteca Digital Catarinense. No Centro Cultural Vidal Ramos de Lages, está sendo realizada a exposição com um totem digital onde é possível fazer a busca em todas as páginas do jornal, e outros com recortes de notícias históricas.

No lançamento do acervo digital, os convidados receberam a cópia da primeira edição do jornal, com data de outubro de 1939. Entre os destaques do semanal, na época, está o repasse de recursos por parte do Interventor Federal ao prefeito de Lages, para a construção de uma maternidade na cidade e a conclusão do projeto e orçamento do serviço de abastecimento da cidade.

{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}