Na Escócia, governador encaminha parcerias com o Banco Europeu para fomentar a sustentabilidade em SC

Foto: Peterson Paul / Secom
Uma reunião com integrantes do Banco Europeu, durante a agenda de trabalho do governador Carlos Moisés em Glasgow, nesta quarta-feira, 10, marcou o início de possíveis parcerias com Santa Catarina para os projetos do Estado rumo à transição energética justa, com a redução de gases nocivos ao meio ambiente. Durante o encontro, Moisés apresentou o modelo econômico do estado e conheceu linhas de crédito oferecidas pelo Banco para investimentos em diversas áreas, visando o desenvolvimento sustentável.
“A participação de Santa Catarina na COP26 reforça o compromisso de dar continuidade a este processo de transição para um modelo de desenvolvimento sustentável. É urgente agir agora, com a força de vários parceiros, para o futuro das próximas gerações. Neste sentido, já a partir deste primeiro contato, as oportunidades apresentadas pelo Banco Europeu estarão no radar do Governo para projetos futuros de fomento às boas práticas ambientais”, afirma Carlos Moisés.
De acordo com o chefe do Executivo, as oportunidades, por meio de linhas de crédito específicas, são atuais ao debate que reúne autoridades e líderes de todo o mundo na edição 26 da conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, na Escócia. Neste ano, a proposta central do encontro é acelerar medidas para conter o aquecimento do planeta.
Entre as áreas para investimentos em parceira com o Banco Europeu estão, geração de energia limpa, transporte sustentável, proteção de nascentes e saneamento. Além do governador, do secretário Executivo de Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira e do deputado estadual Fabiano da Luz, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, também acompanhou a apresentação, por meio de webconferência.
Projeto Mata Ciliar
Signatária do Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a presidente da Casan destacou o trabalho desenvolvido pela Companhia em parceria com o Consórcio Iberê para proteção da Mata Ciliar.
“É um projeto premiadíssimo, que além de permitir a conservação da vegetação ao longo dos cursos d´água e proteger nossos mananciais valoriza o pequeno produtor rural e a agricultura familiar”, informou a presidente da Companhia, que na manhã desta quinta-feira assinou convênio para continuidade desse trabalho desenvolvido em uma parceria com o Consórcio Iberê e um conjunto de outras instituições.
O Projeto Mata Ciliar é realizado nos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.
“A sustentabilidade e a inovação de processos e tecnologias são bandeiras do Governo de Santa Catarina e estão na missão da Casan. Desde o início desta ano somos signatários do Pacto Global da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos direcionam e motivam a operarmos com excelência e sensibilidade, avançando no saneamento, na conservação do ambiente e na saúde dos catarinenses”, destaca a engenheira sanitarista.
Água Potável e Saneamento
Tendo o Planejamento Hídrico como uma de suas prioridades, o Governo do Estado encaminha por meio da Casan projetos estruturantes para melhoria do abastecimento em Santa Catarina, uma das metas do Movimento ODS. Os investimentos chegam a 1,2 bilhão, para ampliação da capacidade de tratar, reservar e distribuir água.
No campo do esgotamento sanitário os avanços também são significativos e contam com recursos na ordem de R$ 800 milhões. A meta é levar o Estado a um dos primeiros lugares do ranking nacional de saneamento, oportunizando a universalização do saneamento básico.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3029
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br