Mutirão termina com 900 cirurgias de catarata em Caçador
Fotos Divulgação / Hospital Maicé
Terminou na última quinta-feira, 14, o Mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Maicé, em Caçador. Foram realizados 900 procedimentos em seis dias, contemplando pacientes de 57 municípios das regionais de Caçador, Campos Novos, Concórdia, Curitibanos, Joaçaba, Lages e Videira.
De acordo com Cristiane Ortega, coordenadora de enfermagem da equipe que realizou os procedimentos, a avaliação foi positiva. “Foi muito gratificante ajudar essas pessoas que saíram daqui emocionadas por ter a visão recuperada”, disse.
Em SC, serão investidos mais de R$ 6 milhões pelo Governo do Estado em cerca de seis mil cirurgias, entre novembro de 2017 a janeiro de 2018.
“Todos os nossos esforços estão voltados para zerar as filas em Santa Catarina. Começamos em São Lourenço do Oeste, agora realizamos o mutirão também em Caçador que foi um sucesso, e ainda temos outras unidades parceiras como por exemplo o hospital de Fraiburgo que atenderá mais pacientes em janeiro”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso.
Podem fazer o procedimento os pacientes com indicação cirúrgica que constam na lista de espera. A cirurgia de catarata é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente tedireito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.
{article Murilo Rosso – ADR Caçador}[text]{/article}