Mutirão de cirurgias de catarata atenderá 1400 pacientes da região de Itajaí
O Hospital Nossa Senhora da Penha, de Penha, começou nesta terça-feira, 20, o mutirão de cirurgias de catarata, que até o final de fevereiro atenderá 1.400 pacientes cadastrados pela Gerência Regional de Saúde conforme dados das secretarias municipais de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luis Alves, Camboriú, Itapema, Bombinhas e Porto Belo. Apenas Balneário Camboriú e Ilhota não participam do mutirão por falta de demanda de pacientes, segundo informado pelas prefeituras.
O valor de cada cirurgia é de R$ 771,60, pela tabela do SUS, mais R$ 250,00 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor será custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde.
Diariamente serão realizadas 160 cirurgias. O agendamento e o transporte dos pacientes são feitos pelas prefeituras. De acordo com a gerente regional da Saúde, Edinéia Aparecida Kuhnen Schmidt, neste primeiro dia de mutirão o movimento foi grande no hospital de Penha e duas pessoas não compareceram no horário marcado para a cirurgia. “A catarata pode causar perda total ou parcial da visão e reverteremos a doença nestes pacientes. A fila na região será praticamente zerada”, explica a gerente.
No dia 26 de fevereiro o secretário do Estado da Saúde, Acélio Casagrande, visitará o hospital para acompanhar os atendimentos. Em 2017 foram beneficiados com o mutirão de cirurgias as Macrorregiões do Grande Oeste, Meio-Oeste, Serra Catarinense e parcialmente o Sul do Estado e a Grande Florianópolis.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14 ou 99903-3836