Mutirão de Cirurgias contabiliza mais de 69 mil procedimentos desde 2011
Do início do Mutirão de Cirurgias Eletivas, lançado pelo Governo do Estado em julho de 2011, até o mês de março deste ano, já foram realizados 69.031 procedimentos nas unidades catarinenses de saúde que aderiram ao projeto. Os recursos financeiros são provenientes da parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS), e ultrapassam R$ 47,8 milhões.
Do total de cirurgias até o momento, 33.753 são ambulatoriais (cirurgias de catarata), 32.934 hospitalares (que precisam de internação) e 2.344 classificadas como múltiplas, em que mais de um órgão é operado com a aplicação de uma única anestesia. De janeiro a março deste ano, a SES computou 4.198 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, 4.871 hospitalares e 269 cirurgias múltiplas.
No período compreendido entre setembro de 2011 (quando efetivamente começaram a ser realizadas as cirurgias no Estado) a março de 2013, houve aumento significativo da oferta de procedimentos de caráter eletivo.
Jocélio Voltolini, gerente de Controle e Avaliação de Sistemas de Saúde da SES, explica que nesse período as cirurgias hospitalares passaram de 5 mil para 6,5 mil. “Isso significa uma média de 1,5 mil cirurgias por mês, com um acréscimo de 23%”, acrescenta Voltolini.
Já no âmbito ambulatorial e principalmente em relação às cirurgias oftalmológicas, o incremento foi de 50%, passando de 700 para uma média de 1,4 mil procedimentos mensais.
No início deste ano, a SES articulou junto ao MS a liberação de R$14 milhões. Esse incremento financeiro permitirá a realização de 30 mil cirurgias eletivas até o final do ano.
O objetivo do mutirão, que ocorre nas cidades catarinenses, é diminuir a fila de espera de pacientes que esperam por cirurgias de menor gravidade como caratata, varizes, hérnia e vesícula.Além desses, o Mutirão de Cirurgias Eletivas realiza procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia (amígdalas e Adenóide), ortopedia (cirurgias de joelho, membros superiores e inferiores e retirada de materiais de síntese), ginecologia e urologia. As pessoas que precisarem realizar as cirurgias eletivas que fazem parte do mutirão devem procuram o posto de saúde mais próximo.
Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado de Saúde/SC
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065