Mutirão da “Sexta sem mosquito” abrange municípios da Regional Canoinhas
Foi realizado na sexta-feira, 9, em todo estado, o Dia de combate ao Aedes aegypti. Os agentes de endemias de todos os municípios que compõem a gerência regional de Saúde de Canoinhas seguiram a campanha “Sexta sem mosquito”, lançada pelo Ministério da Saúde.
Os mutirões foram realizados em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais. “A proposta é que, a partir do dia de mobilização realizado nessa semana, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação e eliminação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte”, destaca o gerente de Saúde Antônio Gilberto de Carvalho.
Na região, o município de Porto União é considerado o que mais corre risco de infestação, devido ao grande número de focos localizados, que ultrapassam os 130. “Mesmo com o trabalho incansável realizado pelos agentes de endemia e equipe da secretaria de saúde municipal e da Regional, o município tem mais um agravante com a divisa seca com o estado do Paraná. Somente no município vizinho de União da Vitória foram detectados também mais de 130 focos do mosquito”, ressalta Gilberto.
A gerência regional de Saúde vem trabalhando constantemente com os municípios através de diversas capacitações, inclusive com trabalho a campo, a fim de orientar principalmente os agentes de endemias, que são de importância extrema no trabalho, pois realizam as visitas diárias e pontuais em todas as residências, estando mais próximos da comunidade. “É sempre importante lembrar que a dengue é uma doença perigosa, e pode matar. Por isso devemos estar sempre atentos, e fazendo a nossa parte”.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text} {readmore}{/article}