Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: Estado...

Mutirão da Saúde: Estado amplia atendimento oncológico para reduzir espera por cirurgias na Grande Florianópolis

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem promovendo ações para a redução do tempo de espera para procedimentos oncológicos. Neste sentido, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) está ampliando o atendimento a pacientes que aguardam cirurgias na Grande Florianópolis. Já foram 45 consultas com o médico especialista – e seis estão prontos para a cirurgia.

Esses pacientes são realocados do Hospital Regional de São José, com indicação de procedimentos na região da cabeça e do pescoço. A meta inicial é atender 75 pacientes que se enquadram nestes casos.

“Nossa prioridade são os pacientes oncológicos e cumprir as leis de minha autoria, que determinam que os exames para o diagnóstico de câncer sejam feitos em até 30 dias, e o início do tratamento em até 60. Quem tem câncer, tem pressa. Paralelo ao mutirão de exames também iniciamos o mutirão das cirurgias oncológicas no Hospital Marieta Konder Bornhausen”, ressalta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

No caso da mastologia, o Cepon também atenderá pacientes da Grande Florianópolis que necessitam do procedimento.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O presidente da Fahece, organização social que faz a gestão do Cepon, Alvin Laemmel, afirma que a ação foi uma resposta à solicitação da Secretaria de Estado da Saúde para reduzir o tempo de espera dos pacientes em Santa Catarina. “O Cepon é uma estrutura de alta complexidade, com um centro cirúrgico de qualidade e capacidade de ampliar o número de atendimentos. Este é um primeiro passo, mas acreditamos que podemos colaborar ainda mais com o Estado”, afirmou.

Conforme o diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet, o centro cirúrgico da unidade tem capacidade instalada para ampliar o atendimento aos pacientes de Santa Catarina. “Estamos à disposição para colaborar e reduzir o tempo de espera dos pacientes que dependem do SUS no estado”, afirma.

De acordo com Gilberto Teixeira, cirurgião especialista em cabeça e pescoço, há casos de pacientes em tratamento de câncer e outros com suspeita. “A especialidade do Cepon é o paciente oncológico, mas temos condições de ampliar atendimentos principalmente para aqueles que têm suspeita de neoplasias”, afirma Teixeira.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support