Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: Cirurgias...

Mutirão da Saúde: Cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital Celso Ramos aliviam espera de mais de cinco anos

Foto: Silvestre Lacerda Ascom/SES/SC

Referência em ortopedia, o Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, realizou nesta sexta-feira, 09, um mutirão de cirurgias ortopédicas. Num único dia, foram feitas 12 operações sequenciais, envolvendo a participação de duas equipes cirúrgicas. Com esse esforço foi possível atender pacientes que aguardavam há cinco anos pelo procedimento. As cirurgias de média e baixa complexidade visam principalmente aliviar dores crônicas e restaurar a qualidade de vida das pessoas.

“Estamos dedicando esforço máximo no mutirão de cirurgias com a certeza de que cada avanço significa reduzir o tempo de espera, tirar a dor e o sofrimento e devolver a qualidade de vida para as pessoas”, ressalta o governador Jorginho Mello.

O diretor do hospital, Michel Maximiano Faraco, destaca que “as ações nesse formato, em qualquer escala de alcance, contribuem para o programa estadual de redução das filas cirúrgicas, que inevitavelmente competem com as nossas urgências diárias”, afirma.

O mutirão envolveu intervenções principalmente de mãos e ombros, e também foi realizado a retirada de dispositivos e parafusos de membros. Das 7 às 19 horas, duas equipes de cirurgiões atuaram em três salas utilizando uma técnica de sobreposições de pacientes.

O médico anestesista Gustavo Luchi Boos explica que quando se tem três salas para dois tipos de cirurgias se consegue dar uma dinâmica de sempre ir sobrepondo e agilizando o processo. “Durante uma cirurgia, 20% a 30% do período que o doente fica em sala é não cirúrgico e não podemos perder tempo”, esclarece.

Dessa forma, o cirurgião principal inicia o procedimento, o auxiliar termina e, ao finalizar a etapa crítica, o paciente é colocado em outra sala. Enquanto que, a primeira é novamente preparada, e assim sucessivamente. “Se tivéssemos duas salas apenas demoraria muito mais”, completa.

Em 2023, o hospital já realizou cerca de 3 mil cirurgias no total, sendo 33% relacionadas à Ortopedia e Traumatologia. Nesta sexta, além das intervenções do mutirão, o Celso Ramos também realizou outras cinco de urgência e emergência.

Estiveram envolvidos nos trabalhos uma equipe multiprofissional com três cirurgiões especialistas em mãos, ombros e trauma, quatro anestesiologistas, enfermeiros, dez técnicos de enfermagem, farmacêuticos e administrativos. “O trabalho em equipe foi essencial para que todos os pacientes fossem atendidos conforme planejado”, complementa Faraco.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support