Museu do Mar de São Francisco do Sul será municipalizado
O governador Raimundo Colombo anunciou que o Museu do Mar, em São Francisco do Sul será municipalizado. A medida atende ao pedido do município e do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). O anúncio foi durante reunião na quinta-feira, 1º, com a presença da secretária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Joinville, Simone Schramm, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, navegador Amyr Klink e arquiteto do Iphan, Dalmo Vieira Filho.
“A decisão de municipalizar está tomada, vamos agora trabalhar na parte burocrática que é o documento de transferência”, informou Colombo. Fundado em 1990, o Museu do Mar reúne a história e o patrimônio naval brasileiro com 81 embarcações mais de 10 mil documentos entre fotos, livros, cartas náuticas e mapas na Biblioteca Kelvin Duarte. “É um vetor importante de fortalecimento turístico e a melhor forma é passar para a prefeitura”.
Para a secretária da ADR Joinville, o resultado é positivo. “Nosso principal objetivo era articular no governo uma forma de reverter os ingressos para a conservação do espaço e ficou definido que o órgão que irá gerir o local terá a bilheteria. Isso irá permitir uma melhor conservação do prédio e do próprio acervo”, destacou Simone Schramm.
A gestão era compartilhada entre o Governo do Estado, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Associação de Amigos do Museu. Durante a elaboração do documento de transferência, serão descritas as atividades competentes a todos os órgãos. O objetivo é concluir o trâmite em até dois meses, tendo um entendimento entre todas as partes. “É muito importante para requalificar o museu no caminho do qual ele nunca deveria ter saído e com o termo vamos reestabelecer o sistema de parceria”, disse o arquiteto do Iphan, Dalmo Vieira Filho.
No museu, há modelos navais, maquetes e peças de artesanato sobre o patrimônio naval brasileiro e mundial e barcos usados pelo navegador Amyr Klink. “Estou terminando o restauro de um barco e quero levar ele de volta assim que estiver definido esse caminho novo para o museu”, disse. De acordo com o navegador, o local possui referência mundial. “O museu tem referência internacional e para São Francisco do Sul pode ser um gerador de riqueza”.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}