Museu de Arte de Santa Catarina organiza quinta edição do Gerações Masc e abertura de exposição de longa duração
O dia 27 de agosto será de grandes novidades no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Às 16h30min, ocorrerá a quinta edição do projeto Gerações Masc – Museu em Movimento, cujo tema será a obra de Meyer Filho; em seguida, às 18h30min, também haverá a abertura da exposição de longa duração Masc: Núcleo Inicial, com as obras que deram início à coleção do Museu nos anos 1940.
O Masc está fechado à visitação do público desde o dia 24 de julho, devido à reformulação do espaço para receber a nova mostra de longa duração e também a exposição internacional A Força da Matéria, com obras de Joan Miró, prevista para abrir em 10 de setembro.
Gerações Masc
A palestra Meyer Filho e o Modernismo marca a quinta edição do projeto Gerações Masc – Museu em Movimento, desenvolvido pelo Núcleo de Arte-Educação do Masc. As professoras Rosângela Cherem e Sandra Meyer falarão sobre a vida e a obra de Ernesto Meyer Filho, pintor autodidata nascido em Itajaí, que aprendeu desenho e história da arte por meio de livros, exposições, visitações a museus e leituras diversas. Expôs, deste 1960, em galerias e museus do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Buenos Aires e Mar Del Plata.
Bacharel em Ciências Contábeis e funcionário aposentado do Banco do Brasil, Meyer Filho participou como ilustrador da Revista Sul e foi um dos fundadores e presidente do Grupo de Artista Plásticos de Florianópolis. Responsável pela organizações dos dois primeiros salões de Arte de Santa Catarina e da primeira coletiva de artistas catarinenses fora do Estado, em Curitiba, o artista faleceu em 22 de junho de 1991, em Florianópolis. Seu universo criativo tem servido como fonte inspiradora para inúmeros trabalhos artísticos em vídeo, fotografia, artes plásticas teatro, música e dança.
Exposição Masc: Núcleo Inicial
O espaço, que desde a reabertura do Masc, em junho de 2011, abrigava a exposição sobre as diversas moradas do Museu, passou por uma reformulação para receber a nova mostra de longa duração Masc: Núcleo Inicial, com 32 obras que deram início à coleção do Museu nos anos 1940. Além da nova exposição, a sala destinada exclusivamente a exposições do acervo passa agora a se chamar Harry Laus, em homenagem ao escritor, crítico de arte e ex-diretor do Museu.
Entre as obras escolhidas para a reabertura do espaço estão trabalhos de Iberê Camargo, Djanira Motta e Silva, Ruben Cassa, Jan Zach, Aldary Toledo, José Machado de Moraes, José Nery, José Maria Dias da Cruz, Tomás Santa Rosa Júnior, Alfred Kubin, Oscar Meira, Mário Zanini, Joaquim Lopes Figueira Júnior, Lúcia Suané, Fulvio Pennacchi, Alfredo Rizzotti, Nélson Nóbrega, Alfredo Volpi, Lula Cardoso Ayres, Augusto Rodrigues, José Pancetti, Vera Assumpção, Aldemir Martins, Noemia Mourão, Roberto Burle Marx, Athos Bulcão, Emílio Pettoruti, José Silveira d’Ávila e Bruno Giorgi.
Serviços:
O quê: Meyer Filho e o Modernismo – Gerações Masc – Museu em Movimento
Quando: 27/08/2015, às 16h30min
Ministrantes: Prof. Rosângela Cherem e Prof. Sandra Meyer
O quê: Abertura da exposição de longa duração Masc: Núcleo Inicial
Quando: 27/08/2015, às 18h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) – Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2630
Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação
Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura
Twitter: www.twitter.com/fccoficial