Museu da Udesc recebe novas obras de Aldo Nunes para exposição permanente sobre artista catarinense
Familiares do educador e artista Aldo Nunes (1925-2004) doaram três obras dele ao Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na Capital. Os quadros pintados por Nunes são representações de brincadeiras e da arquitetura do início do século 20.
Segundo a diretora do Museu da Udesc, Sandra Makowiecky, os quadros farão parte da coleção de Aldo Nunes que já integra o acervo do local.
“A família de Aldo Nunes já doou mais de 40 obras ao Mesc, dentre elas uma coleção de brinquedos artesanais concebidos pelo pintor”, destaca Sandra.
Os brinquedos e as brincadeiras retratadas colocam a criança como protagonista das atividades lúdicas. A sobrinha do artista, Djanir Cristina Vieira, destaca que a doação “permite que mais pessoas possam usufruir do acervo das obras”.
Pioneiro no Estado
Nascido em Florianópolis, Nunes registrou aspectos arquitetônicos e urbanísticos da Capital e foi pioneiro em conservação e restauração de bens móveis no Estado.
Entre as atividades que desenvolveu, participou do Círculo de Arte Moderna (Grupo Sul) nas décadas de 40 e 50, dirigiu o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e atuou como professor no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis.
Mais informações podem ser obtidas com o Museu da Udesc pelo telefone (48) 3664-8110.
Serviço:
O QUÊ: Exposição “Brinquedos da minha infância”.
QUANDO: Permanente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Visitas fora desses horários podem ser agendadas pelo e-mail museudaescola@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8110.
ONDE: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007