Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Municípios se comprometem a...

Municípios se comprometem a fortalecer controle interno em parceria com CGE e CGU

Marisa Zikan- Ascom/CGE

Em evento realizado nesta segunda-feira, 28, as prefeituras que compõem o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Foz do Itajaí-Açu (CIM-AMFRI) se comprometeram a executar o Plano de Ação elaborado pelos municípios em conjunto com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para fortalecimento do controle interno.

As ações estabelecidas no Plano preveem a edição de atos normativos e o fomento de projetos que visem a promoção da integridade na gestão pública. A assinatura da carta-compromisso foi realizada na sede da AMFRI, em Itajaí, e teve a presença de autoridades da CGE, da CGU, do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), além dos prefeitos da região.

O Plano de Ação foi elaborado a partir de um acordo de cooperação assinado pela CGE e CGU com o consórcio CIM-AMFRI. A promoção da integridade e do controle é uma exigência do Banco Mundial para o financiamento de US$ 96 milhões ao CIM-AMFRI para melhoria da mobilidade na região.O projeto inclui, por exemplo, a construção de um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes.

“A CGE tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa junto com o Banco Mundial. O fortalecimento do controle interno é muito importante porque sabemos que a prevenção é o melhor caminho para garantir governos mais íntegros e eficientes ao seu propósito”, afirma o controlador-geral do Estado, Marcio Cassol.

A CGE de Santa Catarina participou da elaboração do Plano de Ação com o envolvimento de dois auditores: Marisa Zikan, diretora de Integridade e Compliance, e Frederico da Luz, coordenador de Gestão Estratégica e da pesquisadora Victoria Vilvert. Para Zikan, a assinatura da carta-compromisso é uma etapa fundamental no trabalho.

“Ela representa o comprometimento dos prefeitos no sentido de respaldar as ações necessárias para que os controles internos municipais possam assessorar e apoiar a gestão, trazendo soluções para a implementação das políticas públicas de forma eficiente e íntegra”, destaca a auditora.

Além do controlador Marcio Cassol, participaram da mesa de abertura do evento, a diretora de Programas de Integridade Pública e Prevenção a Conflito de Interesses da CGU, Renata Figueiredo, a diretora de Operações do Banco Mundial, Sophie Nadeau, o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, e o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, representando os municípios do CIM-AMFRI.  

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

Fone: (48) 99128-1980

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support