Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios projetam ações em...

Municípios projetam ações em reunião do conselho de desenvolvimento regional de Itapiranga

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga reuniu na terça-feira, 28, os conselheiros de desenvolvimento regional (CDR). O mesmo é integrado pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios da regional.

O secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir Larentis, abriu a reunião reforçando a importância da parceria nos trabalhos e encaminhamentos da ADR com os conselheiros de desenvolvimento regional. O vice-prefeito de Itapiranga, Fernando Girardi, falou em nome dos municípios e justificou a ausência do prefeito que esteve cumprindo agenda na capital do estado. 

Na pauta esteve a apresentação e posse de novos conselheiros, a projeção de novos convênios do Estado com os municípios e apresentação de ações e atividades desenvolvidas por gerências da ADR. Os prefeitos fizeram uso da palavra e apresentaram demandas comuns em várias áreas. Os chefes do poder executivo municipal enalteceram a importância do CDR para discutir o desenvolvimento de ações regionais.  

O entendimento do secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir Larentis, é de que haja transparência e respeito às decisões tomadas pelo CDR. Larentis informou os prefeitos e conselheiros sobre o Fundam 2 que será executado nos moldes do anterior, quando o Estado injetou R$ 6,5 milhões nos cinco municípios. O secretário fez questão de falar sobre velhos gargalos da região que são relativos a rodovias. Por outro lado, informou que os serviços emergenciais na SC 163 e Estrada Beira Rio já haviam iniciado. “Não temos sigla partidária quando buscamos o desenvolvimento regional. Estamos abertos e a disposição para auxiliar os municípios e a região”.

Durante a reunião o vice-prefeito de Itapiranga, Fernando Girardi, fez uso da palavra e disse que os governos apresentam várias demandas comuns e fez referências ao setor de saúde. Girardi disse que é importante unir forças para alcançar os objetivos, dessa forma, atendendo as demandas.  

O prefeito de Iporã do Oeste, Lúcio Mallmann, espera que por meio da ADR e por força do Conselho de Desenvolvimento Regional seja possível discutir problemáticas de cunho regional, esquecendo-se particularidades. “Precisamos de ações de governo que se completem e para isso é necessário unir forças”.

Para o prefeito de São João do Oeste, Fernando Bisigo, a região apresenta problemas comuns e acredita no CDR para a busca de soluções visando melhorar a qualidade de vida. “Esperamos que por meio da ADR e do CDR seja possível desenvolver um trabalho de parceria e de maneira harmoniosa”.

O prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, espera que haja respeito às decisões do CDR. Segundo ele, o povo da região trabalha de maneira honesta e as demandas são justas e devem ser atendidas. “A nossa expectativa é de que não haja bairrismo e que sejam deixadas de lado questões político-partidárias”. 

Já o prefeito de Santa Helena, Luiz Gluitz, disse acreditar no poder de articulação da ADR e do Conselho de Desenvolvimento Regional na busca de ações que beneficiam os municípios, sem discriminação político-partidária. “Confiamos na equipe de servidores da ADR e reafirmamos de que o município de Santa Helena sempre está a disposição de colaborar e tornar possível as ações”. 

 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / 98412-0485
Site: www.adrs.sc.gov.br/adritapiranga
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support