Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios do Sul participam...

Municípios do Sul participam de Conferência Estadual da Vigilância em Saúde

Para discutir e propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, 63 municípios da região sul e serrana estão reunidos em Criciúma na primeira Etapa Macrorregional da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde. O encontro está acontecendo na Unesc e termina nesta sexta-feira, 21.

O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a secretaria de Estado da Saúde (SES) e acontece em três etapas. Nesta primeira etapa, 276 delegados entre profissionais da saúde, usuários do SUS e gestores vão elencar propostas de melhorias que serão levadas para a etapa estadual e posteriormente nacional.

Para a presidente do Conselho Estadual da Saúde, Cléia Aparecida Clemente Giosole, a participação na conferência é fundamental e um ato de cidadania. “Estar presente neste ato significa a participação e o controle social na saúde. Além de atores como prestador, usuário, profissional e governo, participam para debater as implantações e implementações das políticas da saúde, isso é exercer o seu papel de cidadão”,  explica.

O encontro tem como objetivo ainda, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, centrada no direito à Proteção da Saúde, e alicerçada em um SUS público e de qualidade, entre outros pilares. “Queremos construir a partir destas propostas a Política Nacional de Vigilância em Saúde. Garantir financiamento adequado e controle social contando com a participação efetiva da população nestas políticas públicas”, comenta o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi. 

Informações adicionais para a imprensa:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail:imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcriciuma

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support