ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Municípios do Sul catarinense...

Municípios do Sul catarinense recebem Levantamento Aerofotogramétrico

Prefeito das cidades da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc) e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) receberam na manhã desta quinta-feira, 4, os discos rígidos com os dados geoespaciais do projeto Levantamento Aerofogramétrico, desenvolvimento pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). O material ajudará as prefeituras na gestão e planejamento públicos. “A primeira coisa que temos que fazer é conhecer o nosso território, pois sem o conhecimento teremos dificuldade de planejar as ações públicas”, avaliou o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

Composto por mais de 70 mil imagens de alta resolução de todo o território catarinense, o Levantamento Aerofotogramétrico foi iniciado em 2008 na SDS. Há dois anos, o trabalho foi intensificado devido à necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para ações como planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.

Para Bornhausen, a atualização dos dados coloca o Estado na vanguarda do georeferenciamento no país. “Estamos a frente do nosso tempo: o Brasil não se conhece e Santa Catarina saiu na frente. Agora, o bom uso dessas informações dependerá dos prefeitos”, disse o secretário. O presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinhas, Lei Alexandre, prevê melhorias na gestão com a chegada do Levantamento Aerofotogramétrico aos municípios. “Este trabalho servirá para melhorar a arrecadação e fazer uma gestão com mais eficiência”, acredita Alexandre.

A entrega aos municípios da Amesc foi realizada em Araranguá. Os dados foram entregues aos prefeitos de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini; Balneário Gaivota, Ronaldo da Silva; Ermo, Aldoir Cadorin; Macarajá, Wagner da Rosa; Morro Grande, Valdionir Rocha; Praia Grande, Valcir Daros;  Timbé do Sul, Eclair Alves; Turvo, Ronaldo Carlessi; o vice-prefeito de Araranguá, Rodrigo Turatti;  e os representantes de Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.

Na região coberta pela Amrec, o evento ocorreu em Criciúma, onde receberam os discos rígidos, juntamente com o prefeito de Forquilinhas, os prefeitos de Balnéario Rincão, Décio Goes;  Cocal do Sul, Ademir Maganin; Lauro Muller, Fabrício Alves; Orleans, Marco Cascaes; Siderópolis, Hélio Cesa; e Treviso, João Reus Rossi; os vice-prefeito de Criciúma, Verceli Coral; e Içara, Sandro Serafim; além dos representantes de Lauro Muller, Morro da Fumaça, Urussanga..

Tecnologia

O recobrimento aerofotogramétrico foi realizado de Leste para Oeste, acompanhando a estrutura geomorfológica do Estado. O trabalho resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho.

Foram utilizadas três aeronaves simultaneamente no projeto. Os aviões fotografaram o Estado entre 2010 e 2012 por meio de um sistema aerofotogramétrico – e não uma câmera. O equipamento estava acoplado a ferramentas de alta precisão tornando possível o conhecimento exato da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos.

Informações adicionais:
Michele Nunes de Oliveira
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável 
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support