Municípios do Sul catarinense recebem Levantamento Aerofotogramétrico
Prefeito das cidades da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc) e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) receberam na manhã desta quinta-feira, 4, os discos rígidos com os dados geoespaciais do projeto Levantamento Aerofogramétrico, desenvolvimento pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). O material ajudará as prefeituras na gestão e planejamento públicos. “A primeira coisa que temos que fazer é conhecer o nosso território, pois sem o conhecimento teremos dificuldade de planejar as ações públicas”, avaliou o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.
Composto por mais de 70 mil imagens de alta resolução de todo o território catarinense, o Levantamento Aerofotogramétrico foi iniciado em 2008 na SDS. Há dois anos, o trabalho foi intensificado devido à necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para ações como planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.
Para Bornhausen, a atualização dos dados coloca o Estado na vanguarda do georeferenciamento no país. “Estamos a frente do nosso tempo: o Brasil não se conhece e Santa Catarina saiu na frente. Agora, o bom uso dessas informações dependerá dos prefeitos”, disse o secretário. O presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinhas, Lei Alexandre, prevê melhorias na gestão com a chegada do Levantamento Aerofotogramétrico aos municípios. “Este trabalho servirá para melhorar a arrecadação e fazer uma gestão com mais eficiência”, acredita Alexandre.
A entrega aos municípios da Amesc foi realizada em Araranguá. Os dados foram entregues aos prefeitos de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini; Balneário Gaivota, Ronaldo da Silva; Ermo, Aldoir Cadorin; Macarajá, Wagner da Rosa; Morro Grande, Valdionir Rocha; Praia Grande, Valcir Daros; Timbé do Sul, Eclair Alves; Turvo, Ronaldo Carlessi; o vice-prefeito de Araranguá, Rodrigo Turatti; e os representantes de Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.
Na região coberta pela Amrec, o evento ocorreu em Criciúma, onde receberam os discos rígidos, juntamente com o prefeito de Forquilinhas, os prefeitos de Balnéario Rincão, Décio Goes; Cocal do Sul, Ademir Maganin; Lauro Muller, Fabrício Alves; Orleans, Marco Cascaes; Siderópolis, Hélio Cesa; e Treviso, João Reus Rossi; os vice-prefeito de Criciúma, Verceli Coral; e Içara, Sandro Serafim; além dos representantes de Lauro Muller, Morro da Fumaça, Urussanga..
Tecnologia
O recobrimento aerofotogramétrico foi realizado de Leste para Oeste, acompanhando a estrutura geomorfológica do Estado. O trabalho resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho.
Foram utilizadas três aeronaves simultaneamente no projeto. Os aviões fotografaram o Estado entre 2010 e 2012 por meio de um sistema aerofotogramétrico – e não uma câmera. O equipamento estava acoplado a ferramentas de alta precisão tornando possível o conhecimento exato da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos.
Informações adicionais:
Michele Nunes de Oliveira
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998