Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios do Oeste são...

Municípios do Oeste são incentivados a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Ações para potencializar o turismo regional foram debatidas durante reunião de trabalho e Oficina de Regionalização de Turismo da Instância de Governança do Grande Oeste. A programação realizada em Chapecó nesta quinta-feira (22), contou com a participação do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. Os munícipios foram incentivados a fazer o cadastro para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2017.

Os municípios que são inseridos no Mapa passam a ter acesso a políticas públicas e repasse de recursos. Hoje 184 cidades de Santa Catarina fazem parte desta ferramenta. O objetivo é passar de 200. Em 30 de junho encerra o prazo para envio das informações para o processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. As atualizações propostas serão conferidas pela equipe da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) entre 1º e 15 de julho e, posteriormente, serão analisadas pelo Conselho Estadual de Turismo. A previsão é que o resultado da atualização seja divulgado em setembro deste ano.

O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan destaca que o turismo catarinense representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Uma das metas é o desenvolvimento do turismo regional, isso está ocorrendo por meio das 12 Instâncias de Governança Regionais. Durante o evento, Pavan incentivou os municípios a desenvolver o potencial turístico para criar atrativos regionais. “Os turistas querem participar de atividades em várias cidades, por isso, é extremamente importante fortalecer a região e não apenas uma cidade. Turismo é permanente, não basta ter apenas um evento”, destaca.

O secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Edegar Giordani, avalia que estas ações contribuem no desenvolvimento da região. “Com o fortalecimento do turismo incentivamos novos investimentos e oportunidades”, destaca.

Instância de Governança do Grande Oeste

A Instância de Governança do Grande Oeste tem como foco o fortalecimento do turismo regional. É formada por 32 municípios, destes, quatro estão no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo: Abelardo Luz, Chapecó, Passos Maia e São Lourenço do Oeste. Segundo a presidente do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), Ulmara Melania Spanhol, a meta é colocar 16 municípios neste mapa.

“A questão é ampliar as oportunidades dos municípios terem acesso ao que tem de direito, para poder encaminhar projetos importantes, locais e regionais. Estando dentro destes critérios terão mais oportunidades, serão prioritários”. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, por meio do turismo. “É importante que as pessoas entendam que turismo é negócio, é lazer, cultura, conhecimento e traz benefícios para toda população”, afirma a presidente do Conturoeste.

Recursos para Cordilheira Alta

O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, participou de uma reunião na Prefeitura de Cordilheira Alta às 17h desta quinta-feira (22), para manifestar o compromisso na liberação de R$ 100 mil destinados às melhorias no Centro Integrado de Esportes Ludovico Tozzo.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support