Municípios do Extremo-Sul zeram fila de cirurgias de catarata com mutirão do Projeto Ver
Foto: Divulgalção/ASCOM Jacinto Machado
As filas de espera pelas cirurgias de catarata estão sendo zeradas nos municípios do Extremo-Sul, possibilitadas pela Secretaria de Estado da Saúde, com os mutirões do Projeto Ver, nos Hospitais de Araranguá e Praia Grande.
Em Jacinto Machado, por exemplo, todos os 34 pacientes que estavam na espera pelo procedimento realizaram a cirurgia de catarata no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, nesta quarta-feira, 9, zerando a fila. Os que necessitem realizar no segundo olho, a cirurgia será nesta sexta-feira, dia 11. “Com o mutirão teremos nossa demanda de pacientes cadastrados totalmente atendida”, explica a responsável pelo Sisreg do município (Sistema Nacional de Regulação), Simone Nola.
O secretário de Saúde de Jacinto Machado, Francisco de Assis Aguiar, comemora a ação, que proporciona que os pacientes retomem as atividades do dia a dia, e com qualidade de vida. “É um procedimento rápido, com resultado imediato e que melhora a vida de todos aqueles que convivem com o problema”.
O mutirão de cirurgia de catarata em Praia Grande vai até sexta-feira, 11, e atenderá, além de pacientes de Jacinto Machado, outras 306 pessoas cadastradas nas secretarias municipais de Saúde de Balneário Gaivota, Ermo, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, explica que o objetivo do mutirão é justamente funcionar como impulsionador para minimizar demandas represadas dos municípios. “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fica satisfeita com o exemplo de Jacinto Machado e de tantas outras cidades de Santa Catarina onde estes procedimentos devolverão a visão a pessoas que por muito tempo aguardavam na fila de espera”.
O mutirão do Projeto Ver também está acontecendo no Hospital Regional de Araranguá, que até o final do mês deverá realizar a cirurgia de catarata de 700 pacientes de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e outros municípios das Regiões de Criciúma e Tubarão. “Até o dia 7 de maio 352 pacientes receberam o procedimento”, explica a gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, enaltece a importância do Projeto viabilizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, e comemora os resultados alcançados. “Por meio destes importantes mutirões, é proporcionada mais qualidade de vida às pessoas que realizam as cirurgias”.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua