Municípios devem entregar plano de ação de assistência social 2015 até 30 de junho
Os gestores e conselheiros da assistência social devem encaminhar para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome até a próxima terça-feira, 30, o Plano de Ação 2015 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As prefeituras precisam fazer o plano anual para receberem os financiamentos do governo federal. Em Santa Catarina, 225 municípios já enviaram o plano.
“O Plano de Ação possibilita que os Fundos de Assistência Social dos municípios recebam continuamente as parcelas do cofinanciamento federal destinados à gestão e aos serviços do SUAS”, lembra a gerente de Gestão da Política de Assistência Social da SST, Rosimere Platt.
Para facilitar o trabalho dos municípios, o Ministério criou o aplicativo Plano de Ação. Os valores e metas para usos dos recursos federais (transferências regulares e automáticas, na modalidade fundo a fundo e do financiamento federal da Assistência Social) deverão ser lançados na ferramenta. O plano, bem como os outros sistemas da Rede Suas, pode ser acessado no link http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web.
O Plano de Ação é o instrumento eletrônico de planejamento utilizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social para garantir lançamento e validação anual das informações necessárias para o início ou continuidade da transferência de recursos de cofinanciamento federal.
As informações contidas no Plano de Ação deverão estar coerentes com o Plano de Assistência Social dos respectivos municípios.
*Com informações do MDS
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação