Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios de abrangência da...

Municípios de abrangência da ADR de Laguna participarão do Dia D de mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti

mobilizacao ombate ao aedes aegypti 20160212 1705897253

Neste sábado, dia 13, Laguna, Imbituba, Garopaba e imarui unem-se a outros municípios catarinenses para participar da mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti.

Em Paulo Lopes a mobilização foi antecipada para hoje, coma a realização de barreiras educativas por agentes comunitários de saúde para distribuição de folder e orientação em dois pontos estratégicos da cidade.

Imaruí iniciou a luta contra o mosquito nesta sexta-feira, 12, com a distribuição de material no Centro da cidade, por agente de endemias e fiscal sanitário. As ações prosseguem neste sábado com entrevista em rádio local, durante a próxima semana um carro de som circulará com orientação para a população.

Com a participação de 40 militares da Marinha, 6 agentes de endemias e 16 agentes comunitários de saúde, em Lagunaacontecerá a distribuição de material informativo e orientações aos moradores dos bairros Vila Vitória, Progresso e Barbacena. Em Garopaba a distribuição de folders e orientação acontecerá nos bairros da cidade, com a participação de 06 agentes de endemias e coordenadora da vigilância epidemiológica.

No município de Imbituba acontecerão barreiras educativasnos bairros de Nova Brasília e Vila Nova para distribuição de material. Orientações também serão divulgadas a população por meio de carro de som, entrevistas e chamadas em rádio local.

Pescaria Brava entra no combate ao mosquita na próxima semana, com fixação de faixas, orientação nos imóveis e palestras nas escolas, pelo agente de endemias e agentes comunitários de saúde, além de divulgação em rádio local.

No Estado

A inciativa atende a convocação do governo federal para adesão à mobilização nacional. Em Santa Catarina os 295 municípios foram articulados através da Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti, que encaminhou ofício a todos os secretários municipais de Saúde do Estado para que sejam realizadas ações educativas e de controle ao mosquito.

“No sábado, faremos um grande trabalho de mobilização em Santa Catarina, envolvendo as Forças Armadas e todos os órgãos do Estado e dos municípios”, afirma João Paulo Kleinübing, secretário de Estado da Saúde.

“Solicitamos aos municípios que, neste Dia D, realizem visitação a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo”, detalha o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Eduardo Macário. Outra orientação foi para que seja recomendada a limpeza de calhas, a retirada de entulhos e lixo, a remoção de recipientes com água parada, assim como a aplicação de medidas de controle individual, como utilização de telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

As Forças Armadas também integrarão as ações de mobilização neste Dia D nas regiões dos municípios onde há uma base da Marinha ou do Exército ou da Aeronáutica. No total, 4 mil militares farão a distribuição de material impresso em 33 cidades catarinenses, orientando a população sobre a importância da eliminação dos potenciais criadouros do mosquito, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Fontes: Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Saúda da ADR Laguna.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support