Municípios de abrangência da ADR de Laguna participarão do Dia D de mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti
Neste sábado, dia 13, Laguna, Imbituba, Garopaba e imarui unem-se a outros municípios catarinenses para participar da mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti.
Em Paulo Lopes a mobilização foi antecipada para hoje, coma a realização de barreiras educativas por agentes comunitários de saúde para distribuição de folder e orientação em dois pontos estratégicos da cidade.
Imaruí iniciou a luta contra o mosquito nesta sexta-feira, 12, com a distribuição de material no Centro da cidade, por agente de endemias e fiscal sanitário. As ações prosseguem neste sábado com entrevista em rádio local, durante a próxima semana um carro de som circulará com orientação para a população.
Com a participação de 40 militares da Marinha, 6 agentes de endemias e 16 agentes comunitários de saúde, em Lagunaacontecerá a distribuição de material informativo e orientações aos moradores dos bairros Vila Vitória, Progresso e Barbacena. Em Garopaba a distribuição de folders e orientação acontecerá nos bairros da cidade, com a participação de 06 agentes de endemias e coordenadora da vigilância epidemiológica.
No município de Imbituba acontecerão barreiras educativasnos bairros de Nova Brasília e Vila Nova para distribuição de material. Orientações também serão divulgadas a população por meio de carro de som, entrevistas e chamadas em rádio local.
Pescaria Brava entra no combate ao mosquita na próxima semana, com fixação de faixas, orientação nos imóveis e palestras nas escolas, pelo agente de endemias e agentes comunitários de saúde, além de divulgação em rádio local.
No Estado
A inciativa atende a convocação do governo federal para adesão à mobilização nacional. Em Santa Catarina os 295 municípios foram articulados através da Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti, que encaminhou ofício a todos os secretários municipais de Saúde do Estado para que sejam realizadas ações educativas e de controle ao mosquito.
“No sábado, faremos um grande trabalho de mobilização em Santa Catarina, envolvendo as Forças Armadas e todos os órgãos do Estado e dos municípios”, afirma João Paulo Kleinübing, secretário de Estado da Saúde.
“Solicitamos aos municípios que, neste Dia D, realizem visitação a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo”, detalha o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Eduardo Macário. Outra orientação foi para que seja recomendada a limpeza de calhas, a retirada de entulhos e lixo, a remoção de recipientes com água parada, assim como a aplicação de medidas de controle individual, como utilização de telas em portas e janelas e o uso de repelentes.
As Forças Armadas também integrarão as ações de mobilização neste Dia D nas regiões dos municípios onde há uma base da Marinha ou do Exército ou da Aeronáutica. No total, 4 mil militares farão a distribuição de material impresso em 33 cidades catarinenses, orientando a população sobre a importância da eliminação dos potenciais criadouros do mosquito, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
Fontes: Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Saúda da ADR Laguna.