Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios da SDR Ibirama...

Municípios da SDR Ibirama decretam estado de emergência

Quatro municípios, dos nove, da área de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Ibirama decretaram “Estado de  Emergência” e Witmarsum está sem comunicação através de telefonia, fixa e móvel. 

Inundações no centro e bairro Nova Esperança, em Dona Emma, deixaram inúmeras famílias desalojadas. Quedas de barreiras e bueiros comprometidos deixaram vários pontos sem acesso e geraram a suspensão das aulas. Estado de emergência decretado.

Em Lontras quedas de barreiras e bueiros comprometidos geraram desalojamento preventivo de algumas famílias. As aulas estão suspensas e não há decreto de emergência.

Deslizamentos, próximos a barragem, quedas de barreiras, bueiros comprometidos levaram o município de José Boiteux a suspender as aulas, mas não há decreto de emergência.

Vitor Meireles decretou estado de emergência devido à inundação do centro da cidade, quedas de barreiras, comprometimento de bueiros. Famílias estão desalojadas, empresas danificadas e as aulas foram suspensas.

O município de Apiúna também foi afetado pelas águas, mas não decretou estado de emergência. As aulas foram suspensas preventivamente, por segurança, nesta segunda-feira, 9. “Existem algumas famílias desalojadas e quedas de barreiras pontuais, mas nada que gere a necessidade do decreto”, salientou Paulo Schroeder, responsável da defesa civil no município.

Em Ibirama aconteceram, alguns deslizamentos, mas ainda não há informação quanto a pessoas desalojadas ou não.

As  escolas estão com atividades normais e não há decreto de emergência em Presidente Nereu. Segundo o prefeito Antônio Comandolli, aconteceram algumas quedas de barreiras no interior do município.

O município de Witmarsum, além de estar sem comunicação telefônica, possui problemas com alagamentos e deslizamento. O estado de emergência foi decretado.

Com o centro da cidade tomado pelas águas, neste domingo, Presidente Getúlio está em estado de emergência, mas pode chegar ao estado de calamidade devido aos sérios danos causados pelas águas, além de deslizamentos, quedas de barreiras, e centenas de famílias desalojadas e pelo menos uma família desabrigada devido a um deslizamento.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Roberto Ferrari, comunicou que estão sendo mantidos contatos com todas as Prefeituras, até mesmo com Witmarsum, nesse caso com deslocamento até o município, na busca de ações que possam minimizar os efeitos pós-inundações. “Os relatórios, que temos, são preliminares, mas a Defesa Civil mantém o alerta em todos os municípios”. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support