Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios da regional de...

Municípios da regional de Quilombo recebem aparelhos dermatoscópios

Na manhã da sexta-feira, 16, o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, entregou 21 dermatoscópios para alguns municípios da região Oeste. Da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Quilombo os municípios de Formosa do Sul, Irati, Santiago do Sul e União do Oeste foram beneficiados. Jardinópolis e Quilombo receberam o equipamento na primeira etapa do projeto. O ato de entrega foi realizado no Centro de Eventos em Chapecó.

 

Os dermatoscópios foram adquiridos pelo Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, em uma ação integrada entre serviços de Telemedicina, Telessaúde e Regulação. A meta do Governo do Estado é de alcançar a cobertura de pelo menos um ponto de envio telediagnóstico em dermatologia por município.

Esta avaliação das lesões de pele, por meio da Teledermatoscopia, permite a identificação de casos de psoríase, hanseníase, câncer de pele, dentre outras doenças. Além da qualificação, agilidade no diagnóstico e no encaminhamento, também está sendo possível o gerenciamento da fila de espera da especialidade Dermatologia.

O secretário de desenvolvimento regional de Quilombo, Jaksom Castelli, destaca que com os aparelhos os pacientes terão o diagnóstico com mais agilidade. “O Governo do Estado está trabalhando para que toda a população tenha qualidade de vida e um bom atendimento na área de sáude. Cada municípios da nossa regional recebeu um dermatoscópio para atenção básica na saúde, o que dará mais agilidade para os diagnósticos e resultados positivos para a saúde”.

Oncologia pediátrica

Na oportunidade, o secretário Kleinubing também anunciou a ativação dos serviços de oncologia pediátrica, que funcionará no Hospital da Criança de Chapecó, liberando recursos no valor de R$ 3 milhões para o início das atividades. 116 municípios serão atendidos em Chapecó.

O início do atendimento já está previsto para o mês de dezembro, sendo que as cerca de 70 crianças que residem na região de Chapecó, e fazem o tratamento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, já estão sendo acompanhadas para serem transferidas.

O Secretário também oficializou o serviço de resgate aéreo de emergência, que será feito pelo helicóptero do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SaerFron). 

{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}