Municípios da Regional de Dionísio Cerqueira intensificam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
Foto: Divulgação
Começou na segunda-feira, 23 a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti. Em Santa Catarina 9.273 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados este ano em 141 municípios. O número é 32,3% maior do que o registrado em todo o ano de 2016, quando 7.009 focos haviam sido identificados em 139 municípios.
A gerente Regional de Saúde, Eliane Fanton, explica que na Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira os seis municípios estão infestados com o Aedes aegypti. “Infelizmente a região Oeste tem a maior quantidade de municípios infestados, e isso requer muita atenção e trabalho dobrado, pois as chances de casos de dengue, Chikungunya e zika é maior”, ressalta.
Diante dessa situação, durante toda essa semana os municípios estão se organizando e realizando ações seja por meio de visitas, panfletagem e também o Dia D de combate ao mosquito. A gerência de Saúde também desenvolveu reuniões com equipes de trabalho envolvendo ACS e AE, bem como equipes de UBS.
Em São José do Cedro, Anchieta e Princesa o Dia D acontece no dia 28, na parte da manhã. O trabalho também incluiu mobilização nas ruas, visitas e explicações e palestras em escolas. Guarujá do Sul as ações serão definidas durante reunião que acontece na sexta-feira.
Em Palma Sola o “Dia D” aconteceu na segunda-feira,23, onde foram visitadas todas as famílias da sede, entregue ofício no comércio especialmente onde há comercialização de flores para prevenir acúmulo de água nos vasos. “Assim, os comerciantes além de realizar a prevenção em seus estabelecimentos comerciais também irão orientar a população para que essa tome as precauções e principalmente, como a proximidade do dia dos Finados evite levar vasos ou potes com água para os cemitérios”, destacou a gerente.
Já o município de Dionísio Cerqueira, estará fazendo o trabalho de mobilização entre os dias 06 a 10 de novembro, sendo que o “Dia D” acontece no dia 10, além de todo o trabalho de rotina que é desenvolvido no município como verificação de armadilhas e visitas em pontos estratégicos para fazer análises e garantir a prevenção das doenças causadas pelo transmissor.
A Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina informa que diante do risco de epidemias das doenças transmitidas pelo mosquito – dengue, zika e chikungunya, durante o Verão, estão sendo intensificadas as ações de prevenção e controle do Aedes aegypti em todo o estado, especialmente nos 61 municípios considerados infestados pelo mosquito. “O mosquito Aedes aegypti costuma aumentar sua circulação no Verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, neste momento que antecede o período mais quente e úmido do ano, deve-se intensificar a eliminação de possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito e, como consequência, sua proliferação”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira