Municípios da regional de Chapecó recebem computadores para as unidades de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde entregou nessa quarta-feira, 17, 89 computadores que vão atender os municípios da região no Projeto dos Complexos Reguladores. Os equipamentos serão utilizados nas Unidades Básicas de Saúde. O ato de entrega foi realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e acompanhado pelo diretor geral, Gilberto Ari Tomasi, e pela gerente de Saúde da SDR, Carolina Constanci.
Ao todo, 243 computadores serão repassados para as Unidades Básicas de Saúde de 76 municípios da Macrorregião do Grande Oeste. Além de Chapecó, os equipamentos também serão entregues às gerências regionais de Saúde de Xanxerê (77), Maravilha (21), São Miguel do Oeste (33) e Dionísio Cerqueira (23).
Aprovado pelo Ministério da Saúde (MS) em novembro de 2009, o projeto tem a finalidade de estruturar a Regulação de Consultas e Exames, bem como a implantação do Sistema de Regulação (Sisreg) em todo o território catarinense.
O projeto de informatização das Unidades Básicas de Saúde prevê a entrega de 1.627 computadores. Os investimentos em computadores, no valor de R$ 3,7 milhões, são do Ministério da Saúde (MS). Outras macrorregiões já receberam os equipamentos. São elas: Planalto Norte (125), Nordeste (167), Sul (390), Meio Oeste (225) e Serra Catarinense (82). Para o primeiro quadrimestre de 2015 estão previstas as entregas de computadores às Macrorregiões da Foz do Rio Itajaí (137) e Vale do Itajaí (258).
Como parte do processo de informatização deste projeto, as gerências regionais de Saúde também estão recebendo microcomputadores para a estruturação dos serviços de Tratamento Fora do Domicílio (TFS) e do Controle, Avaliação e Auditoria do SUS, visando à articulação e a integração entre estas áreas.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}