Municípios da região de Videira que decretaram situação de emergência recebem orientações da Defesa Civil
Prefeitos, representantes das Defesas Civis dos municípios da região que decretaram situação de emergência, por causa da última enchente, estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira, 7, com o coordenador regional da Defesa Civil, Anderson Veríssimo. Na ocasião, foram repassadas as instruções para obter recursos emergenciais junto à Defesa Civil para a reconstrução dos pontos afetados nos municípios. O encontro foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira e participaram os prefeitos de Videira, Wilmar Carelli; de Pinheiro Preto, Euzébio Vieceli; de Iomerê, Luciano Paganini; e de Fraiburgo, Ivo Biazzolo.
“O decreto da situação de emergência, quando caracterizado o desastre, estabelece uma situação jurídica especial, que permite o atendimento às necessidades de interesse público, voltadas à resposta aos desastres, à reabilitação do cenário e à reconstrução das áreas atingidas. Os municípios já realizaram os levantamentos técnicos dos danos e estão encaminhando para análise do Governo do Estado, que em seguida, fará o repasse de verbas”, explicou Veríssimo. O repasse do Estado vai depender do levantamento que cada município fizer.
No caso dos municípios da região de Videira, as ações são voltadas para o reestabelecimento da normalidade dos municípios, como conserto de ruas e bueiros, e a reconstrução dos pontos afetados como, por exemplo, pontes e prédios públicos. O auxílio do Governo será na aquisição de combustível para as máquinas que trabalham nesta operação ou, no caso de precisar locar máquinas, será o pagamento de horas/máquinas, além da compra de materiais necessários para reconstrução.
“As chuvas do final de junho causaram um estrago imenso na região e sabemos que o momento mais complicado para os prefeitos é a reconstrução, pois exige muito dinheiro. O Governo do Estado está atento às necessidades de cada município e vai dar todo o apoio necessário neste momento tão difícil”, finalizou o secretário regional, Evandro Colle.
{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}