Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Municípios da região de...

Municípios da região de Jaraguá do Sul debatem propostas para o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas

A 1ª Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Jaraguá do Sul reunirá representantes de 32 municípios que vão debater as propostas para a região que devem integrar o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas.

O Plano será baseado no trabalho intersetorial das instituições que participam do evento e possuem ações diretas ou indiretas relacionadas à questão das drogas. A oficina será realizada nos dias 25 e 26 de junho, no auditório da Sociedade Cultural Artística (SCAR), em Jaraguá do Sul, a partir das 18h30min. Durante a abertura os 15 membros do colegiado gestor da região serão empossados.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, ressalta que o problema das drogas não será resolvido apenas por uma secretaria. “Precisamos trabalhar de maneira integrada, intersetorial com todas as secretarias e a sociedade. Essa é uma parceria entre o Governo do Estado, os conselhos e o terceiro setor. Estamos trabalhando para tornar Santa Catarina um Estado de referência no enfrentamento às drogas. E, como consequência, contribuiremos para a pacificação das famílias catarinenses”, destaca.

As propostas da região de Jaraguá do Sul para o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas serão debatidas nos trabalhos de grupo. Os participantes serão distribuídos de acordo com os seguintes eixos: saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social e trabalho intersetorial e controle social e comunidades terapêuticas.

Após a apresentação da metodologia, cada grupo vai analisar um estudo de caso e definir as propostas prioritárias, além de realizar o diagnóstico da rede de serviços da região. A síntese das observações será exposta ao final da oficina regional e o resultado será encaminhado para o Colegiado Gestor da Mesorregião de Jaraguá do Sul para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.

Oficinas – A oficina regional de Jaraguá do Sul será a segunda de sete oficinas que serão realizadas no Estado até o final de 2013. Estão previstas ainda oficinas regionais em Chapecó, nos dias 23 e 24 de julho, e também as oficinas de São Miguel do Oeste, Joaçaba, Criciúma e Lages em datas a serem definidas. A de Florianópolis foi realizada em 10 e 11 de junho.

Os técnicos que participarem das Oficinas Regionais vão definir as prioridades que devem fazer parte do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas.

Foram convidados para participar das oficinas os técnicos das Secretarias de Estado da Assistência Social; Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; Casa Civil; Conselhos tutelares, Conselhos de segurança, Conselhos municipais antidrogas (Comads); Fundações; Comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de escolas particulares e de entidades socioeducativas e prisionais; além da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

Serviço
O que? 1ª Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Jaraguá do Sul.

Quando? 25 e 26 de junho.

Onde? Auditório da Sociedade Cultural Artística (SCAR), localizada na Rua Jorge Czerniewicz, 160, Jaraguá do Sul.

Municípios participantes: Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Outras informações

Composição do colegiado gestor: Três municípios de grande porte; quatro municípios de médio porte, oito municípios de pequeno porte.

Total: 15 municípios.

Programação

25/06 (terça-feira) Noite

17h – Credenciamento

18h30m – Abertura

19h – Posse do Colegiado Gestor

20h – Palestra

26/06 (quarta-feira)

Manhã

8h30m – Apresentação da metodologia

9h – Estudo de caso: Eixo 1: Saúde Intersetorial; Eixo 2: Segurança Pública; Eixo 3: Cidadania e Justiça; Eixo4: Educação e Prevenção Intersetorial; Eixo 5: Assistência Social e Trabalho Intersetorial; Eixo 6: Controle Social

12h30min – Almoço

Tarde

14h – Apresentação dos Grupos

17h – Encerramento

Informações adicionais:
Cláudia Marcelo de Lima
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support