Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Municípios da Grande Florianópolis...

Municípios da Grande Florianópolis recebem o Levantamento Aerofotogramétrico

levantamento aerofotogrametrico 20130614 1648658059

O programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado foi lançado nesta sexta-feira, 14, em São José. No evento, os prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) receberam os dados geoespaciais em um HD com o software que contém as fotos de cada metro quadrado do município. “Trata-se de um poderoso instrumento de gestão pública, é o levantamento mais preciso já desenvolvido no país de georreferenciamento do território de um Estado”, explica o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

Iniciado em 2008 na SDS, o trabalho ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.

“Hoje o município precisa se planejar e mapear as áreas de risco. Parabenizo esta iniciativa porque municípios pequenos não têm condições de buscar uma ferramenta como esta, por ser cara”, declarou o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuch.

Para o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, o material está sendo disponibilizado em um momento muito importante para o município. “Estamos definindo o novo Plano Diretor e esta ferramenta será fundamental, pois os usos são múltiplos”, expôs. Segundo ele, o último levantamento feito em Florianópolis foi há 15 anos e hoje a cidade conta com 80 mil moradores a mais que na época.

A apresentação do material foi feita pelo engenheiro cartográfico da SDS, Thobias Furlanetti, que mostrou como o trabalho foi realizado. No projeto foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. Trata-se de um sistema aerofotogramétrico e não uma câmera, uma vez que a elas são acopladas computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos.

“Como as tomadas pelos aviões possuem inúmeras distorções, foi realizado o processamento das imagens e ortorretificação para que as imagens fossem corrigidas e representem a realidade”, explicou o engenheiro sobre as ortofotos. 

O recobrimento aerofotogramétrico foi realizado de Leste para Oeste, acompanhando a estrutura geomorfológica do Estado. O trabalho resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho. “O fato de Santa Catarina ter várias regiões com elevação dificultou o trabalho. As aeronaves acompanharam todo o relevo pelo Estado, para que não houvesse distorções na escala”, esclareceu Furlanetti.

“Esta é uma base muito rica de dados e deveríamos montar, por meio da Fecam e das entidades, um fórum estadual que permita a discussão sobre a utilização deste material, bem como a atualização”, sugeriu o secretário Paulo Bornhausen, colocando a secretaria à disposição para troca de informações e treinamento para o material existente.

animacao 2

Até final de julho, serão realizados eventos de entrega do programa de Levantamento Aerofotogramétrico em outras vinte associações de municípios de Santa Catarina. Receberam o material o presidente da Granfpolis e prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior; o prefeito de São Bonifácio, Laurino Peters; o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos; o prefeito de Garopaba, Paulo Sérgio Araújo; o prefeito em exercício de Biguaçu, Ramon Wollinger; o vice-prefeito de Anitápolis, Lucas David; o vice-prefeito de Canelinha, Eloir João Reis, além de representantes dos municípios de Major Gercino, Antônio Carlos, Alfredo Wagner, São José.

Participaram do evento, ainda, o deputado federal Ronaldo Caiado (GO); a secretária-adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo; o presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento de Santa Catarina (Agesan), Sergio Grando; o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales; e o promotor de justiça e representante do Ministério Público da Santa Catarina, Adalberto Exterköetter.

Informações adicionais
Michelle Nunes 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável 
E-mail:    michelle@sds.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3665-2256 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support