Municípios da ADR Araranguá atingem meta de vacinação contra a gripe
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) encerrou nesta sexta-feira, 20, e obteve resultados positivos na área de abrangência da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá. A meta de vacinar no mínimo 80% do público-alvo foi superada, e o índice alcançado na Região foi de 91,38%. “34.256 pessoas procuraram os Postos de Saúde dos 15 Municípios do Extremo-Sul para receberem a imunização”, avalia a gerente de Saúde da ADR Araranguá, Patrícia Gomes Jones Paladini.
Na campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, foram vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e os funcionários do sistema prisional.
A gerente Regional de Saúde explica que todas as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde/Secretaria de Estado da Saúde foram distribuídas pela ADR aos municípios, para as salas de vacinas, e lembrou que elas possuem o saldo para a segunda dose a ser administrada para as crianças. “Esta foi uma campanha atípica, em que a procura foi muito intensa nos primeiros dias, e posteriormente se teve até dificuldade em vacinar algumas pessoas do público-alvo, como as gestantes”, destacou.
Patrícia cita ainda o alerta da SES, de que com a proximidade do inverno, a população deve adotar medidas de prevenção contra as doenças respiratórias. “A concentração de pessoas em ambientes fechados favorece a circulação de diversos tipos de vírus respiratórios, inclusive o da influenza. Porém hábitos simples de higiene são importantes para prevenção, já que o vírus permanece vivo no ambiente por até 72 horas e, em superfícies como corrimões, maçanetas e torneiras, por até 10 horas”.
Confira as medidas preventivas:
– Higienizar as mãos com água e sabão, ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro; antes de comer; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimões, bancos e maçanetas;
– Evitar proteger a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, preferencialmente, lenço de papel descartável;
– Evitar contato com pessoas que apresentem a síndrome gripal. Caso o contaminado seja você, permaneça em casa até que esteja melhor.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua