Municípios da SDR de Videira atingem meta de vacinação contra a gripe

O Ministério da Saúde prorrogou, nesta sexta-feira, dia 22, a Campanha de Vacinação contra Influenza até o dia 5 de junho. Mesmo com a prorrogação, os municípios correspondentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Videira atingiram a meta do Ministério de imunizar 80% do público-alvo. Com referência aos municípios integrantes da Regional da Saúde, que compreende 18 municípios, somente três não atingiram a meta.
Para o secretário da SDR, Dorival Carlos Borga, a região Sul do país foi a que mais se aproximou da meta, imunizando 62,8% do público-alvo. “O Estado é um grande intermediador do processo, recebendo as vacinas do Governo Federal e disponibilizando para os municípios. Em contrapartida, percebemos um grande engajamento dos municípios para que as metas fossem atingidas. Parabenizamos as equipes que promoveram todo esse processo e reforçamos que a vacina permanece a disposição do público-alvo”, afirma.
Nos municípios da SDR de Videira, os números são: Arroio Trinta com 98,36%; Fraiburgo com 81,26%; Iomerê com 98,99%; Pinheiro Preto com 82,41%; Salto Veloso com 91,98%, Tangará com 83,12% e Videira com 93,79%. Na regional de Saúde são 18 municípios integrantes, abrangendo as SDRs de Caçador e Curitibanos. No montante total, somente os municípios de Calmon, Lebon Régis e Ponte Alta do Norte não atingiram as metas, ficando com 51%, 57% e 74% respectivamente.
A vacina contra Influenza é disponibiliza para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além de presos e funcionários do sistema prisional. A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus Influenza H1N1, H3N2 e B.
Para o gerente de Saúde Geancarlos Farinon Flores de Matias, é importante que o público-alvo busque a vacinação o quanto antes. “O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, então é fundamental realizar a vacinação o mais breve possível para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto”, destaca Farinon.
Sobre a distribuição das vacinas o gerente enfatiza que o procedimento transcorreu dentro da normalidade. Ele informou que a Gerência de Saúde procede com a distribuição após o repasse do Ministério da Saúde e que a retirada é efetuada pelos municípios, que devem se programar com antecedência para evitar o desabastecimento.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}
.