Município de Imbituba completa 57 anos de emancipação
Na noite de sexta-feira, 19, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Laguna, Robson Elegar Caporal, participou, em Imbituba, da sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores em homenagem aos 57º aniversário de emancipação político-administrativa do município. Neste ato, o secretário regional representou o governador João Raimundo Colombo.
Durante a sessão solene, aconteceu a posse da nova prefeita mirim, Daniele Serafim Pires, aluna da escola municipal Padre Itamar Luiz da Costa. Representantes dos poderes executivo e legislativo receberam homenagens e foram entregues títulos de cidadão honorário e medalhas de honra municipal a 24 personalidades.
O município completou 57 anos de emancipação neste domingo, dia 21. Na programação, também estão eventos com atividades gratuitas abertas ao público.
Sobre o município
O nome Imbituba significa, na linguagem indígena, zona com grande quantidade de Imbé, uma espécie de cipó muito resistente utilizado na confecção de cordas que faziam parte do acervo de pescadores e agricultores açorianos, que se dedicavam à pesca da baleia, cujo óleo servia para a iluminação pública e na construção de casas.
O município de Imbituba está localizado no Litoral Sul de Santa Catarina, a 90km de Florianópolis. Seus 182 kms2 de território são contemplados com belas paisagens, lagoas e praias. A cidade é berçário natural das baleias francas, que procuram suas praias entre os meses de junho a setembro.
Além de belezas naturais e elevado potencial turístico, o município abriga um dos mais importantes portos, apto ao escoamento de cargas dos três estados da região Sul. Com influência em todo o Mercosul, atuando no transporte, importação e exportação de cargas como congelados, grãos, sal e aço.
Suas atividades iniciaram por volta de 1912 com uma linha de navios de carga e passageiros com escala entre Rio de Janeiro e Porto Alegre, cuja ampliação favoreceu o comércio e a exploração do carvão mineral. Na década de 1970, chegou a receber diariamente, três composições férreas de três mil toneladas de carvão e granel.
Hoje o Porto de Imbituba é administrado pela SC Participações e Parcerias S.A, após concessão do governo federal ao Governo de Santa Catarina.
O município obteve duas emancipações político-administrativas em sua história, a primeira em 1923, sendo criado pela Lei nº 1451, de 30 de agosto de 1923. Em 6 de outubro de 1930, o Decreto nº 1 do Governador Provisório do Sul do Estado, coronel Fontoura Borges do Amaral, suprimiu sua autonomia como município.
Em outubro de 1949, a Assembleia Legislativa do Estado muda o nome de “Imbituba” para “Henrique Lage”. Em 6 de outubro de 1959, um Projeto de Lei de autoria do Deputado Ruy Hülse, que transformou-se na Lei nº 446/59, “Henrique Lage” passa a denominar-lo novamente “Imbituba”.
Em 21 de junho de 1958, pela Lei Estadual nº 348/58, ocorre a segunda emancipação de Imbituba do município de Laguna, quando é instalado em 5 de agosto de 1958.