Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Multa de trânsito aplicada...

Multa de trânsito aplicada em perímetro urbano é reinvestida no próprio município

multa de transito aplicada em perimetro urbano e reinvestida no proprio municipio 20151113 2078225675

Policiais esclarecem que valor de multas aplicadas em perímetro urbano não vai para o Governo do Estado e, sim, é reinvestido em ações para melhorar o trânsito no próprio município. Durante a reportagem sobre o sistema de videomonitoramento, o sargento do Pelotão de Itapiranga, Nélo Ripplinger, e o cabo, Valter Kieling, também informaram que as imagens monitoradas facilitam a fiscalização de trânsito, podendo resultar em processos administrativos.

 

De acordo com o sargento, Nélo Ripplinger, a segurança do trânsito nos perímetros urbanos é de responsabilidade dos próprios municípios com a instalação de guarda municipal.

“O Governo do Estado celebrou convênio com o município para suprir essa demanda e evitar gastos para a municipalidade. Assim também ocorre em quase todos os municípios. Os recursos advindos de multas devem ser aplicados em ações que melhorem o trânsito municipal e são administrados pelas polícias civil, militar e prefeituras”.

A Polícia Militar e a Polícia Civil ficam cada uma com 32,5% do valor da multa aplicada, perfazendo 65%. Outros 35% ficam para o município. O valor advindo de infração de trânsito deve ser aplicado na melhoria do trânsito. A legislação permite aquisição de placas de sinalização, equipamentos de fiscalização e campanhas educativas desenvolvidas no município que originou a infração.  

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga