Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Mulheres ocuparam 44% dos...

Mulheres ocuparam 44% dos postos de trabalho em 2014

Em 2014, 44,1% das vagas de emprego em Santa Catarina foram preenchidas por mulheres. A informação integra o balanço da inserção feminina no mercado de trabalho catarinense, que foi realizado pelo setor de Análise do Mercado de Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Para elas, o maior número de empregos ocorreu no setor de serviços.

“As mulheres estão cada vez mais ocupando os postos do mercado de trabalho. Isso é muito bom por um lado, mas lamentavelmente elas ainda enfrentam desigualdades salariais e alguns preconceitos, em especial no setor privado. Devemos avançar nas políticas públicas que incentivem essa participação, mas que possibilitem a diminuição das diferenças e aumentem a presença das mulheres em cargos públicos”, destaca a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Angela Albino.

O estudo aponta ainda que, em relação à escolaridade das pessoas com vínculo formal de emprego, 68% das mulheres possuem o ensino médio completo, 18% concluíram o fundamental completo, 11% têm nível superior completo e 3% estudaram até o 5º ano incompleto. Em Santa Catarina, assim como no restante do país, as mulheres são maioria nos níveis de instrução superior completo, com uma participação de 59,7%. Mas é justamente nos níveis de escolaridade mais altos que a diferença salarial é mais expressiva. Entre os trabalhadores com escolaridade até o 5º ano incompleto, as mulheres recebem 86,9% do salário médio de contratação dos homens. Esse percentual cai para 83,3% com o superior completo.

“É triste constatar que mesmo possuindo níveis de formação mais elevados, as mulheres no Brasil, e em Santa Catarina em especial, ainda recebem salários inferiores aos dos homens, especialmente nas profissões mais qualificadas. Precisamos atuar para ultrapassar as fronteiras da igualdade de oportunidades”, observa a secretária.

Ainda de acordo com a pesquisa, o salário médio das mulheres é 85% do recebido pelos homens. O salário médio de contratação para elas é de R$ 1.070,30, e entre os homens é de R$1.258,86.

Entre as dez principais ocupações das catarinenses em 2014, destacam-se a de escriturária em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos (5.028); trabalhadoras nos serviços de manutenção de edificações (4.352); alimentadoras de linhas de produção (2.978); recepcionistas (1.798); trabalhadoras de embalagens e de etiquetagem (1.223); trabalhadoras auxiliares nos serviços de alimentação (988); garçonetes, barwomen, copeiras e sommeliers (955); trabalhadoras da preparação da confecção de roupas (852) e professoras de nível médio na Educação Infantil (690).

2013

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2013, pela primeira vez, a proporção de mulheres que contribuem com a previdência foi superior aos homens. O resultado é que a taxa de formalidade e proteção social entre elas foi superior: 77% contra 76%.

Ainda em 2013, em relação ao total de empregos formais em Santa Catarina, as mulheres receberam o equivalente a 79% do rendimento médio mensal dos homens. Já nos setores da economia, a maior diferença está na indústria de transformação, onde o rendimento feminino equivale a 66% o dos homens. A menor distância está na construção civil, onde os rendimentos das mulheres quase equivalem ao dos homens, 98%.

O estudo “A inserção feminina no mercado de trabalho catarinense 2015” traz alguns indicadores com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

>>> Para ler a íntegra do estudo, clique aqui

Informações adicionais para a imprensa:
João Paulo Borges
Assessoria de Comunicação SST
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
E-mail: jp@sst.sc.gov.br
Fone: (48) 3664 0906 / 0753 – 96631129
Site: www.sst.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support