Movimento #secuidaSC agita o sábado em Florianópolis
Cerca de duas mil pessoas se divertiram e se informaram sobre saúde e hábitos saudáveis no sábado, 15, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, durante o primeiro grande evento do movimento #secuidaSC, projeto lançado pela Secretaria de Estado da Saúde para incentivo e valorização da importância de atividades físicas e de boas práticas alimentares e de vida. O evento teve como foco principal o público feminino, alvo do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama. No dia 26 de novembro, o movimento #secuidaSC volta ao Parque de Coqueiros para uma programação volta aos homens, integrando-se à programação do Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata.
Fotos: SES
O evento deste sábado mobilizou a população das 9h às 13h com uma série de atrações. A programação foi aberta por uma apresentação musical da Banda do Exército, depois foram apresentadas palestras sobre Alimentação Saudável, com a terapeuta naturista Carolina Young e com a nutricionista Ana Lúcia Corrêa; e sobre Ciclismo e Segurança no Trânsito, com os voluntários do grupo Bike Anjo. Também foram ministradas aulas sobre defesa pessoal para mulheres e, no fim, fechando o programa, uma aula de zumba, com o professor Duda Patinho.
Paralelamente, as crianças puderam se divertir no parque de aventura montado pelo 23º Batalhão de Infantaria e nos brinquedos infláveis do Sesc. Para os adultos, estandes também distribuíram mudas de ervas e de temperos naturais; materiais informativos e adesivos ilustrados pelos personagens criados pelo artista plástico Luciano Martins especialmente para o projeto, bem como ofereceram consultoria financeira individual e varal de receitas saudáveis.
“Foi uma grande oportunidade para mostrarmos à população formas de prevenir, principalmente, a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis”, destacou o diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Macário.
No ano passado, dos 39.242 óbitos relatados em Santa Catarina por todas as causas, 28.839 foram devidos a doenças crônicas não transmissíveis, o que equivale a 73,5% do total. Destes, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 10.666 mortes (27%), principalmente o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a insuficiência cardíaca. As neoplasias responderam por 8.235 do total de mortes (21%), sendo mais prevalentes entre os homens o câncer de pulmão e o de próstata, e entre as mulheres o câncer de mama e o de pulmão. As doenças respiratórias crônicas responderam por 2.669 mortes (6,8%), principalmente as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, e o diabetes mellitus por 1.759 (4,5%).
O movimento #secuidaSC prossegue no site www.secuidasc.sc.gov.br e nas redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde com dias de saúde e bem-estar.
Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Correia
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-8820 / 99113-6065