Movimento Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre o câncer
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que 57.120 mulheres tenham câncer de mama em 2015. A doença tem sido apresentada como a mais comum e responde por 25% dos casos novos a cada ano. Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville se engajaram na conscientização e vestiram rosa neste dia 1º de outubro.
Entre as vítimas da doença, mulheres com idade acima dos 35 anos e com incidência maior depois dos 50, mas ela também atinge 1% da população masculina. Os dados estatísticos comprovam o crescimento do câncer em países desenvolvidos e emergentes. “Aumentaram os casos de mulheres com câncer de mama e aqui no Sul reduziu o de colo de útero”, conta o médico Valdir Lampa, da Maternidade Darcy Vargas.
O Movimento Outubro Rosa propõe uma reflexão sobre a importância da prevenção do câncer e a importância de consultar o ginecologista e fazer os exames, entre eles, a mamografia. “O câncer pode ser detectado em fase inicial e aumenta em 90% as chances de cura e por essa razão precisamos sempre estar atentas com a nossa saúde”, disse a secretária Simone Schramm, da SDR. No ano passado, 14.207 mulheres morreram em decorrência da doença.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}