Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Mostra Laboral do Sistema...

Mostra Laboral do Sistema Prisional de Santa Catarina abre oficialmente nesta quarta-feira

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e o Departamento de Administração Prisional (Deap) abriram oficialmente nesta quarta-feira, 26, a 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional de Santa Catarina. O evento, que ocorre no Espaço Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, recebeu a visita do governador Raimundo Colombo nesta tarde. A mostra apresenta atividades laborais executadas nas unidades prisionais, bem como dos produtos fabricados por reeducandos catarinenses através da parceria com empresas e organizações que oferecem oportunidade de trabalho e renda no sistema prisional do Estado.

Foto: David Santana/Deap. Governador visitou a mostra nesta quarta-feira, 26

Ao todo, mais de 80 empresas estão presentes na mostra. Grandes indústrias como WEG, Tigre SA, Berlanda, ThermoSystem e Ventisol exibem produtos que são fabricados por detentos dentro das unidades prisionais do Estado.

“Nosso estado é o que tem a maior proporção de apenados em atividade laboral no país. São mais de 200 convênios, envolvendo 8.300 apenados, ou seja, 48% do total de reeducandos estão em linhas de produção”, destacou a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

Na entrada do CIC, há uma casa pré-moldada montada e mobiliada exclusivamente com produtos fabricados dentro do sistema prisional do Estado. Foi feita, inclusive, as instalações elétricas.

Na manhã desta quarta-feira, os visitantes foram recebidos com um café de boas vindas preparado por internos da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, recém-formados em um curso de panificação oferecido pelo Senai, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Os presos que prepararam as refeições estavam presentes e também participaram do café.

Além disso, quatro internas do Presídio Regional de Itajaí trabalham na recepção dos convidados e no credenciamento dos participantes do seminário “O Sistema Prisional e a Geração de Trabalho e Renda”, que ocorre paralelamente à mostra, no cinema do CIC.

“Tudo isto só foi possível porque o sistema prisional de Santa Catarina passou a ser tratado nos últimos anos como uma política pública”, ressaltou o diretor do Deap, Leandro Antônio Soares Lima. “Queremos, assim, mostrar à sociedade as políticas laborais penitenciárias implementadas em Santa Catarina e debater propostas que direcionem novas diretrizes de ressocialização no sistema prisional do Estado”, concluiu Lima.

Durante a solenidade ainda foram assinados quatro convênios de ressocialização: com a Abbaspel – Indústria e Comércio de Papéis e a UPA (Unidade Prisional Avançada) de Porto União; e a Sthhelin Flores e o Complexo Penitenciário do Estado. Um convênio de parceria também assinado com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e o Departamento de Administração Prisional (Deap) visando a construção de salas de espera/atendimento dos advogados nas unidades prisionais catarinenses.

A exposição segue até sexta-feira, das 8h às 18h.

Mais informações:
David Santana
Departamento de Administração Prisional
Fones: (48) 3665 7318 e (48) 9142 0089

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support