Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Casa de Campo do...

Casa de Campo do Governador Hercílio Luz recebe a mostra Fotografando o Silêncio

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no município de Rancho Queimado, recebe a exposição Fotografando o Silêncio, de 22 de novembro de 2013 até 15 de janeiro de 2014. Com curadoria de Danísio Silva, a mostra é resultado do trabalho feito pelo fotógrafo e seus alunos no Espaço Oficina, que mantém no bairro Cacupé, em Florianópolis. A mostra tem entrada gratuita e conta com obras de Maria Helena Rosa Barbosa, Heloisa Caminha Bradacz, Elaine Quadro, Alessandra Knoll, Gilliard Lach, Rosemary Busko e Verceles Amâncio.

Foto de Eliane Quadro

>>> Mais imagens na galeria de fotos

“A incorporação do que foi tratado no curso é um processo lento, por isso agora exibimos imagens que tiveram a influência das experiências pós-curso”, explica Danísio Silva. O ministrante considera que “o silêncio é uma forma para descondicionar a mente” e que isso tem impactos distintos no trabalho de cada um, de acordo com o distanciamento temporal do que foi apreendido durante o curso.

No caso de Gilliard Lach, a alternativa foi buscar na questão do tempo um subtema para o tema geral do silêncio. Além da poesia, que aproveita como fonte para uma das imagens, ele enfoca o tempo como um elemento do cotidiano, por causa da correria da vida moderna, e também faz uma reflexão sobre como ele interfere na transformação e no envelhecimento do ser humano. “Há um ano, eu buscava o silêncio, e hoje consigo enxergá-lo de forma mais automática, inconsciente”, conta Gilliard. “O curso foi um aprendizado na forma de olhar uma cena”.

Maria Helena Rosa Barbosa considera-se uma fotógrafa amadora que gostava de registrar quase tudo e que, após o curso, passou a ser mais seletiva, buscando abordar cada tema com mais profundidade. No caso do silêncio, em primeiro lugar veio o questionamento sobre o próprio significado do tema, seguido da certeza de que ele está no interior de cada um. “Tudo pode estar agitado à nossa volta, mas o silêncio interno é que conta”, diz ela. As imagens selecionadas por Maria Helena para a exposição exploram “a transformação de coisas que nos cercam pela ação do tempo ou das pessoas, assim como a nossa percepção para o que poderia passar despercebido em um lugar comum ou em lugar em que há muito mais coisas atrativas para se ver”. Para ela, o silêncio reside nos detalhes: em um olhar na fração de segundos.

Para Danísio Silva, ministrante do curso, o silêncio é mal visto pela sociedade capitalista, que investe no barulho do som e da imagem, que por sua vez provoca ansiedade e consumo. O fotógrafo explica que o excesso de informação pode provocar muito ruído dentro de nós. Neste sentido, entende que a felicidade e o silêncio estão tão intimamente ligados quanto o lucro e o barulho. No curso, ele procurou mostrar aos alunos como se processa o silêncio na música, na poesia e até na fumaça expelida por uma vareta de incenso queimando.

Serviço:

O quê: Exposição Fotografando o Silêncio
Onde: Casa de Campo do Governador Hercílio Luz – Rua Paulo Sell, 428 – Taquaras – Rancho Queimado/SC
Visitação: de 22 de novembro de 2013 a 15 de janeiro de 2014. De terça a sexta-feira, das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 17h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3275-1453

Informações adicionais para a imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Cultura – FCC
E-mail: fernanda@fcc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-2571/ 98802-1822
Site: www.fcc.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support