Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Moradores dos bairros Argentina...

Moradores dos bairros Argentina e Brasília, de Criciúma, devem agendar vistorias hidrossanitárias

Foto: Acervo Casan

O Programa Trato por Criciúma iniciou neste mês de abril a entrega do segundo comunicado para a inspeção hidrossanitária em mais de mil residências. Isso porque imóveis dos bairros Argentina e Brasília ainda não fizeram o agendamento das vistorias de saneamento e podem estar irregulares com relação à conexão com a rede de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). 

A partir do agendamento feito pelo próprio morador, a inspeção é realizada pela equipe do Trato para que os técnicos testem as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva.

“As vistorias são gratuitas e têm como finalidade colaborar com a correta ligação dos imóveis ao sistema de esgoto em operação. Queremos cada vez mais expandir ações de fiscalização e conscientização ambiental para os moradores”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma. 

Os imóveis receberão visita de técnicos da empresa Tec Civil Construções, para a fiscalização da conexão das moradias, comércio e indústria. “Durante as inspeções são verificados todos os pontos que geram esgoto em um imóvel. Caso seja detectada alguma inadequação, o proprietário é orientado pela equipe, recebendo o prazo de 60 dias para regularização, para que então os fiscais possam retornar e certificar o imóvel”, enfatiza o engenheiro.

 Dados do Trato por Criciúma

Com atuação desde julho de 2022, o programa ambiental desenvolvido pela CASAN já entregou informativos de inspeção nos bairros São Luiz, Santa Bárbara, Comerciário, Fábio Silva, Michel, Jardim Maristela, Próspera, Nossa senhora da Salete, Brasília, Argentina, Pio Corrêa, Centro, Pinheirinho e Operária Nova. 

Os comunicados podem ser entregues na residência, ou deixado na caixa de correio. O morador deve entrar em contato por meio do telefone (48) 3413-6410 para marcar o melhor dia e horário para receber a equipe técnica.

 Saiba mais:

. Imóveis vistoriados: 5581

· Imóveis regulares: 3829

· Imóveis regulares após vistoria: 2284

· Imóveis ainda irregulares: 1752

· Esgoto que deixou de ser lançado no ambiente sem tratamento: 217.195.920 milhões de litros (Equivalente a aproximadamente 14.480 caminhões limpa-fossa com 15.000 litros cada)