Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Moradores de Coronel Freitas...

Moradores de Coronel Freitas já podem fazer a ligação residencial ao sistema de esgoto

Foto: Acervo CASAN

A CASAN reforça aos moradores de Coronel Freitas que está autorizada a conexão dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário. Imóveis dos bairros Cinquentenário, Centro, Grambel, Irmã Colonata, Passo da Areia e São Sebastião, com Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente ao terreno, já podem providenciar a ligação do esgoto residencial até este local.

A orientação da Companhia é de que os proprietários busquem o auxílio de um encanador, pedreiro ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI). As adaptações internas são de responsabilidade do morador.

A Companhia alerta que um mês após a autorização para ligação ao sistema será iniciado o faturamento pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto. As orientações já foram enviadas aos usuários em suas faturas.

Investimentos em Coronel Freitas

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Coronel Freitas foi construído pelo município com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Após anos parado, passou por um processo de revitalização e melhorias com recursos de aproximadamente R$ 700 mil da CASAN.

A Estação de Tratamento de Esgotos tem capacidade de tratar até 20 litros por segundo e vai atender 37% do município, beneficiando imóveis dos bairros Cinquentenário, Centro, Grambel, Irmã Colonata, Passo da Areia e São Sebastião. A CASAN também fez a ampliação da rede coletora de esgotos e implantou sete elevatórias e consertos nos pontos de visitação.

Saiba Mais

Como fazer a ligação?
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o fôlder digital que explica como fazer a conexão.

Água das calhas vai para rede de esgoto?
Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

Caixa de gordura deve ser mantida?
Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.

O que faço com a fossa séptica?
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support