Montagem do radar meteorológico, em Lontras, tem mais uma etapa concluída
Mais uma etapa da montagem do radar meteorológico de Santa Catarina, em Lontras, no Alto Vale do Itajaí, foi concluída nesta terça-feira, 3, com a instalação mecânica da estrutura do pedestal que suporta a antena, a antena e a radome, bola protetora do radar. O peso total da estrutura ultrapassa cinco toneladas. A radome, por exemplo, possui cerca de três toneladas, 10 metros de altura e 12 de diâmetro. A peça fabricada em fibra de vidro foi fixada no alto da torre de 27 metros e suporta até 250 quilômetros de velocidade do vento.
Foto: Divulgação/Secretaria de Estado da Defesa Civil
>>Veja mais fotos na Galeria
“As peças foram levadas para o alto da torre. Agora serão feitas as instalações elétricas e eletrônicas para o funcionamento do radar, o que deve ocorrer até o final do mês. Depois de instalado, o radar meteorológico vai passar por uma fase de testes. É a etapa de aceitação do equipamento, que já foi testado uma vez, na empresa fabricante, nos Estados Unidos”, informou o secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli.
O radar meteorológico vai funcionar 24 horas por dia. Será o responsável pela captação de informações sobre o clima que vão para um banco de dados e confrontados com outras ferramentas de monitoramento. A cobertura de rastreamento do radar é de 77% do território catarinense. O volume de cidades abrangidas é superior a 190 municípios. Serão cerca de 200 quilômetros em linha reta de abrangência.
O equipamento foi adquirido nos Estados Unidos, com um investimento de R$ 10 milhões. O montante engloba desde aquisição da área, em Lontras, até a execução do projeto. O radar é considerado um dos mais modernos da atualidade. A ferramenta será utilizada exclusivamente na previsão do tempo e pode abastecer os órgãos responsáveis pela operação com dados que serão auxílio em decisões com até duas horas de antecedência. Isso vai possibilitar, junto com outros mecanismos de previsão do tempo, tomar decisões como abertura de abrigos, possíveis evacuações e ações de prevenção e resposta. A leitura do radar poderá mostrar a densidade das nuvens, que tipo de ocorrência climática se aproxima e volume de granizo, ventos e chuva.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5460