Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Monitoramento da cigarrinha-do-milho em...

Monitoramento da cigarrinha-do-milho em SC: terceiro boletim indica aumento de insetos infectados

Lavoura atingida pelo fitoplasma do enfezamento vermelho (Foto: Leandro do Prado Ribeiro / Epagri)

O terceiro boletim de monitoramento da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina identificou insetos infectados com o fitoplasma do enfezamento vermelho e com os vírus do raiado fino e do mosaico estriado. Foram capturadas em média quatro cigarrinhas por armadilha, o que é considerado um número baixo.

Contudo, o fitoplasma é uma bactéria que preocupa muito. “Percebemos que da semana dois para a semana três houve um aumento da infectividade de cigarrinhas com essa bactéria”, alerta  Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, pesquisadora da Epagri responsável pelo monitoramento. Ela informa que o fitoplasma do enfezamento vermelho foi identificado em cigarrinhas capturadas em Guaraciaba, no Extremo Oeste, em Faxinal dos Guedes e Água Doce, que ficam no Oeste, e em Canoinhas, que fica no Planalto Norte. 

Não baixar a guarda

“A conclusão é que mesmo que o número de cigarrinhas no Estado não esteja alto, não devemos baixar a guarda ou achar que o problema está resolvido”, relata a pesquisadora. Ela explica que o objetivo do programa Monitora Milho SC é observar os números de cigarrinhas-do-milho nas lavouras do grão em Santa Catarina. 

Além disso, o estudo levanta quantas delas estão carregando os patógenos do complexo enfezamento, que são duas bactérias, o fitoplasma e o espiroplasmas, e dois vírus, o do raiado fino e do mosaico estriado. As doenças causadas pelas cigarrinhas infectadas podem comprometer substancialmente a produção de milho das lavouras.  

programa Monitora Milho SC foi criado no começo de 2021. É uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados, composto pela Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

O monitoramento da cigarrinha-do-milho deste ano teve início na semana de 5 a 9 de agosto, ainda na entressafra. O trabalho seguirá durante a safra e a safrinha, totalizando 40 boletins semanais. São 61 lavouras monitoradas em todas as regiões produtoras do Estado. 

Informações e entrevistas
Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, pesquisadora da Epagri
(49) 20497525 / cristinacanale@epagri.sc.gov.br

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, Assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99161-9596

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support